AS REINVENÇÕES NO ENSINAR DURANTE A PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA MONITORIA EM AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Resumo
A monitoria em disciplinas da graduação possibilita vivências que contribuem para a aquisição de conhecimentos relacionados à docência, auxiliando na formação discente em habilidades importante no processo de ensino aprendizagem. No entanto, os fazeres se modificaram devido à situação de pandemia, assim, reinvenções foram necessárias tanto pelos discentes como docentes, sendo mais um desafio para a docência e monitoria. Este trabalho busca apresentar os desafios enfrentados na monitoria de Psicometria, Métodos Cognitivos Clínicos e Psicodiagnóstico do curso de psicologia de Sobral, lecionadas nos semestres 2020.1 e 2020.2, assim, utilizou-se de uma metodologia descritiva do tipo relato de experiência. A partir do resgate de percepções e memorias desta vivência, notou-se que os estudantes, as professoras e os monitores foram impactados diretamente por essas mudanças. Os docentes precisaram modificar suas formas de ensinar, utilizando os meios síncronos e assíncronos, necessitando de um apoio mais ativo dos monitores e de metodologias criativas para que a aprendizagem ocorra, considerando, evidentemente, os limites da aula remota de disciplinas práticas como as da área. Por outro lado, os estudantes também enfrentaram suas dificuldades, devido às questões sociais, psicológicas e materiais, além de uma maior compreensão na adaptação para o ensino remoto, tornando os monitores uma ponte ainda mais necessária no diálogo com os professores, que também enfrentavam as dificuldades advindas da pandemia. Os monitores, por sua vez, possuem papeis fundamentais na construção de vínculos entre discentes e docentes, contribuindo para o equilíbrio das necessidades daquele que ensina e aquele que aprende, considerando que o ensinar-aprender está presente em todo o processo. Desse modo, a oportunidade de ser monitor nesse novo cenário se torna fundamental, já que as vivências existentes nesse contexto podem perdurar durante muito tempo nas novas formas de ensinar e aprender.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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