AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DAS ATIVIDADES DE MONITORIA

Autores

  • Ivan Gabriel Sousa Feijó
  • Luiz Augusto Souza Barbosa
  • Maria Suely Alves Costa

Resumo

Em março de 2020, após muitos debates e coletas de evidências, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a contaminação pela COVID-19, doença causada por um coronavírus denominado Sars-coV-2, uma Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional, ou seja, um evento que constitui um risco para a Saúde Pública em nível mundial, caracterizada como uma pandemia. As Instituições de Ensino Superior (IES), diante da impossibilidade da realização de aulas presenciais, criou e organizou novos caminhos para seguir com os semestres que estavam em andamento, como a atividade de monitoria ou iniciação à docência. A partir disso, este trabalho tem o objetivo de apresentar e discutir os impactos da pandemia sobre as atividades de monitoria dentro de disciplinas do setor da Avaliação Psicológica. Este estudo trata-se de um relato de experiência a partir da monitoria da disciplina Métodos Projetivos de Avaliação (MPA), do curso Psicologia, da Universidade Federal do Ceará (UFC), campus Sobral, setor no qual o autor exerce a função, durante o ano de 2020, de monitor remunerado do Programa de Iniciação à Docência (PID). As atividades aconteceram durante os meses março a julho de 2020. Primeiro, percebeu-se a importância de ser monitor, sobretudo a partir do momento que o autor precisou compartilhar seus conhecimentos sobre alguns assuntos apontados pela professora. Também, devida a essa proximidade do monitor com demais estudantes, pôde-se instigar os estudantes a gostarem da área de AP, que, historicamente, tende a ser preterida. Assim, conclui-se que a pandemia tem impactado de diversas formas as atividades de monitoria. Também, pontua-se sobre a necessidade de, dentro da Psicologia, haver um aprofundamento nos estudos sobre a prática de monitoria, a fim de tornar os conhecimentos acerca do assunto mais difundidos, e objetivando facilitar o entendimento para aqueles que buscam o tema.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência