DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
Resumo
Introdução: a monitoria acadêmica constitui-se numa ferramenta facilitadora no processo de ensino-aprendizagem, na qual são aplicados métodos ativos que estimulam os alunos a alcançarem um melhor desempenho acadêmico, bem como permitem aos alunos monitores desenvolverem aspectos importantes no cenário de iniciação à docência. Com o surgimento da epidemia de COVID-19, no ano de 2020, o processo usual de monitoria foi comprometido, exigindo mudanças processuais, sobretudo, com a implementação do cenário de atividades virtuais. Objetivo: relatar a experiência da monitoria acadêmica de “Habilidades em Terapia Intensiva” no período de ensino remoto, com enfoque nas principais dificuldades enfrentadas e nos ensinamentos aprendidos neste contexto. Discussão: Devido ao incontestável valor de conhecimento agregado à monitoria, em comum acordo, incialmente apenas com as turmas e, posteriormente, com oficialização do processo de aulas remotas pela universidade, as atividades permaneceram ativas durante todo o período acadêmico vigente deste ano. Para tanto, houve uma grande mudança nas ferramentas utilizadas, haja vista a impossibilidade de realização das aulas práticas, essenciais no referido módulo, e assim, foram realizadas aulas online e disponibilização de aulas gravadas, bem como discussões de casos clínicos em fóruns. Dificuldades surgidas durante o processo se basearam principalmente na instabilidade da internet, na dificuldade de concentração no meio virtual, além do impedimento, como dito outrora, da aquisição de habilidades práticas. Entretanto, com uma melhor disponibilidade de conteúdos e ferramentas, os obstáculos foram superados gradativamente. Conclusão: perante as adversidades, surgem novas alternativas e foi assim que encaramos a monitoria virtual, mesmo diante das incertezas decorrentes do atual período crítico, sendo essencial a boa convivência e o compromisso assumido pelos alunos, monitores e docentes visando a continuidade do programa.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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