POTENCIALIDADES DA MONITORIA EM PESQUISA EM FORMATO VIRTUAL
Resumo
Com a pandemia causada pelo novo Coronavírus (SARS-CoV-2), diversos foram os departamentos que tiveram que se adaptar ao um novo modelo de contato com o outro e com o mundo. Um dos recursos mais utilizados são as plataformas digitais, que de forma bastante ativa, estão sendo um grande auxilio para a manutenção e continuidade de atividades acadêmicas, como aulas, palestras, encontros e monitorias. Nesse sentido, esse trabalho tem como objetivo relatar de forma dialógica as potencialidades da Monitoria em Pesquisa através das plataformas virtuais. Umas das principais características da disciplina de Pesquisa são as atividades práticas como o desenvolvimento e estruturação de projetos. Por conta das medidas de isolamento social, recurso mais potente para evitar o contagio e propagação do vírus, várias atividades foram adaptadas para o formato remoto/virtual. Sendo assim, planos de aulas, extensão, projetos ativos e em andamento precisaram ser reestruturados para se adequar a situação atual. Nas atividades de monitoria essas medidas também foram necessárias, considerando a possibilidade de uma experiência próxima à docência, assim como o aprofundamento teórico nas temáticas de interesse, outro fator agregado a monitoria neste tempo foi a aproximação das demandas e realidades dos estudantes, considerando a diversidade de situações que a pandemia fez emergir. A manutenção do diálogo, abertura a escuta e comprometimento são características fundamentais para que o processo ensino-aprendizagem ocorra de maneira fluida e gradual, permitindo que todos possam participar de maneira ativa, apesar da distância. A reestruturação da disciplina para o formato virtual oportuniza a participação de diversos profissionais, que não poderiam participar caso os encontros fossem presenciais, articulação e trocas excelentes através de videoconferências, acesso rápido a materiais e conteúdos, flexibilidade com relação aos horários, novas possibilidades de metodologias e potencial criativo.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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