USO DE ROTEIRO TEÓRICO-PRÁTICO NAS MONITORIAS DE HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
INTRODUÇAO: O ESTUDO DA HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA NO PRIMEIRO ANO DO CICLO BÁSICO É ESSENCIAL PARA COMPREENSÃO DO PROCESSO HISTOPATOLÓGICO DAS DOENÇAS, POR ESTUDAR OS TECIDOS DO CORPO E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO SER HUMANO, PORTANTO UMA BASE BEM CONSOLIDADA DESSA DISCIPLINA BÁSICA TORNA-SE FERRAMENTA FACILITADORA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO FUTURO MÉDICO, O QUE CERTAMENTE DESAFIA PROFESSORES E MONITORES A FAZÊ-LO DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL. DIANTE DISSO, COM O OBJETIVO DE APRIMORAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, FORAM PRODUZIDOS PELOS MONITORES, COM SUPERVISÃO DOS PROFESSORES, ROTEIROS PARA CADA RESPECTIVA AULA A SER MINISTRADA, CONTENDO IMAGENS MICROSCÓPICAS DAS ESTRUTURAS ESTUDADAS, ACOMPANHADAS DAS PRINCIPAIS CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS, BEM COMO DAS PRINCIPAIS CORRELAÇÕES CLÍNICAS. TAIS ROTEIROS FORAM DISPONIBILIZADOS NO INÍCIO DO SEMESTRE 2020.1 PARA OS ALUNOS DO PRIMEIRO E SEGUNDO SEMESTRES E UTILIZADOS NAS AULAS PRÁTICAS NO LABORATÓRIO DE HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA REALIZADAS NO PERÍODO DE 14 DE OUTUBRO A 26 DE NOVEMBRO DE 2020.RESULTADOS: FOI POSSÍVEL OBSERVAR, PORTANTO, QUE O CONTATO PRÉVIO DOS ALUNOS COM O ASSUNTO POR MEIO DO ROTEIRO TEÓRICO-PRÁTICO TORNOU A MONITORIA MAIS DINÂMICA NA MEDIDA EM QUE OS ALUNOS APRESENTAVAM MAIS DÚVIDAS E PARTICIPARAM MAIS DA AULA O QUE TORNOU A TROCA ENTRE MONITORA E ALUNOS BEM MAIS PRODUTIVA DADO QUE O ROTEIRO PODERIA SER UTILIZADO COMO FONTE DE ESTUDO PRÉVIO E TAMBÉM COMO CONSULTA DURANTE A MONITORIA PARA ACOMPANHAR O CONTEÚDO.CONCLUSÃO: A ATIVIDADE DE MONITORIA É UM DESAFIO PARA O ALUNO MONITOR QUE EXPERIENCIA OS PRIMÓRDIOS DA DOCÊNCIA E UMA OPORTUNIDADE DE APRENDIZADO DIFERENTE PARA O ALUNO OUVINTE QUE TEM CONTATO COM O CONTEÚDO A PARTIR DA PERSPECTIVA DE OUTRO ALUNO, COLEGA DE CURSO. PORTANTO, O USO DO ROTEIRO NAS AULAS PRÁTICAS DE EMBRIOLOGIA E HISTOLOGIA SE MOSTROU UMA FERRAMENTA EFICIENTE PARA MONITORA POR FACILITAR E DINAMIZAR ESSA INTERAÇÃO MONITOR – ALUNO OTIMIZANDO O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEMPublicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.