VIVÊNCIA DA MONITORIA DE HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA APÓS DOIS ANOS COMO MONITOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Resumo
INTRODUÇÃO: A histologia é a ciência responsável pelo estudo da biologia das células e tecidos e o aprendizado dos diversos aspectos histológicos dos órgãos torna-se imprescindível em momentos posteriores do curso de medicina. Na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), essa disciplina é aplicada aos alunos do 1º e 2º semestre por meio de aulas teóricas e práticas. Nesse contexto, os monitores ficam a cargo de ministrar as aulas práticas, aperfeiçoando o conhecimento na disciplina, além de desenvolver sua docência. OBJETIVO: O relato visa explanar as experiências vividas por um discente, monitor por dois anos da disciplina, além de relatar o desenvolvimento pessoal e acadêmico obtidos nesse período. MÉTODOS: Os monitores dessa disciplina aplicam às aulas práticas, mostrando aos alunos as estruturas presentes nas lâminas histológicas e modelos embriológicos, previamente visto nas aulas teóricas com os professores. Ademais, sobretudo aos alunos do 1º semestre, os monitores explicam o funcionamento dos microscópios e capacitam os discentes para utilizá-los. Além disso, no ano de 2020, tendo em vista o contexto de pandemia, os monitores produziram roteiros explicativos de todas as estruturas das lâminas existentes no laboratório de histologia da faculdade. RESULTADOS: A partir das aulas práticas e, sobretudo no último ano, da realização dos roteiros, o discente aprimorou de maneira significativa seu conhecimento na disciplina, podendo aprofundá-lo bastante. Ademais, foi capaz de desenvolver sua oratória, sua disciplina em lecionar e sua postura perante uma turma. CONCLUSÃO: Após esses dois anos lecionando o conteúdo prático da disciplina de histologia e embriologia, o discente considera fundamental o programa de iniciação à docência para seu desenvolvimento pessoal e enriquecimento de seu currículo, atendendo às expectativas satisfatoriamente e cumprindo os objetivos propostos no edital.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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