DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: IDENTIFICANDO A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DOS CURSOS DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO, ENGENHARIA ELÉTRICA E MEDICINA DA UFC/SOBRAL-CE

Autores/as

  • Wesley de Sousa Fernandes
  • Eveline Andrade Ferreira

Resumen

Este trabalho soma-se a uma gama de estudos voltados para a formação de professores, em especial para a formação de professores para atuar na educação superior. Trata-se de um estudo descritivo acerca da formação dos professores da Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral, dos cursos de Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica e Medicina, com enfoque na formação direcionada à docência. O objetivo deste estudo consiste em identificar e categorizar os dados relativos à formação do corpo docente dos referidos cursos, procurando realizar o levantamento de estudos, específicos na área da educação e/ou didática. Os dados estudados foram obtidos a partir do currículo Lattes dos docentes disponíveis nos sites dos respectivos cursos. Foram organizados, inicialmente, em função do nível de formação acadêmica dos professores: Graduação, Especialização, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado; e, em seguida, por suas respectivas áreas de estudos. Além disso, a classificação foi feita pela competência do ensino, seja ela, Licenciaturas, Especializações, Doutorados, etc, atentando-se para a existência de cursos que aprimorem a habilidade de ensino. Os dados coletados revelam que alguns cursos como os de Engenharia são marcados pela forte presença de doutores (72%, para a Engenharia da Computação, e 68%, para a Engenharia Elétrica). Apesar do alto índice de professores que realizaram mestrado, são baixíssimos os índices de docentes com estudos na área de educação. Algo semelhante ocorre no curso de Medicina: fortemente marcado por um corpo docente especializado em áreas específicas do curso, e poucos estudos da didática. Com essa pesquisa é possível considerar que a escassez de professores com capacitação na área de educação não é uma questão única de cursos da área de exatas, mas é intrínseca a outros cursos, o que aponta uma necessidade de atenção à formação para a docência no ensino superior, assim como ao reflexo na qualidade de ensino da instituição.

Publicado

2021-01-01

Número

Sección

VI Encontro de Iniciação Acadêmica