Título: Assistência ao leitor: novos modos de atuação diante da pandemia da Covid-19
Abstract
Este presente trabalho tem como objetivo apresentar os novos modos de atuação do serviço de assistência ao leitor diante das limitações impostas pela pandemia da Covid-19, destacando como estão ocorrendo e quais são as dificuldades e as conquistas que tal serviço tem possibilitado aos usuários. Nesse contexto, os alunos de graduação, pós-graduação , servidores docentes, técnicos administrativos e pesquisadores da Universidade Federal do Ceará precisaram se adaptar aos novos modos de acesso aos serviços das bibliotecas, no que diz respeito, principalmente, aos empréstimos, as devoluções, a quitação de pendências, bem como o acesso ao acervo da instituição. Nesse sentido, foram criados alguns sistemas coexistentes com outros já disponíveis pela biblioteca, como o CadOnline, o sistema Agende e o Pergamum, de modo a integralizar o acesso aos serviços da biblioteca pelos usuários, bem como uma série de informações que são disponibilizadas por artigos no site oficial da biblioteca universitária, que têm a função de auxiliar os usuários nas demandas existentes. Diante dessa automatização da assistência ao leitor, necessária diante de um contexto de pandemia, muitos serviços dos bibliotecários ficaram mais restritos, dificultando a realização de atividades, principalmente para os bolsistas que atuam nesses espaços. Contudo, tais atividades continuam existindo de forma adaptada, como a disponibilização de tutoriais para o acesso aos sistemas e serviços da biblioteca, assim como a disponibilização de contatos via redes sociais e canais oficiais de comunicação para sanar possíveis dúvidas. Apesar dessa limitação, o acesso remoto possibilitou mais rapidez e agilidade na obtenção dos serviços e produtos da biblioteca, tendo os usuários relatado experiências positivas nesse formato. Além disso, o serviço online também conta com materiais adaptados para pessoas com deficiência, de modo a cumprir com um de seus valores que é a inclusão social.Downloads
Published
2021-01-01
Issue
Section
VI Encontro de Iniciação Acadêmica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.