AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) NA ATENÇÃO SUSTENTADA EM ALUNOS DE UM CURSINHO PRÉ-UNIVERSITÁRIO DA UFC – CAMPUS SOBRAL

Authors

  • Thales Davi Domingos da Silva
  • Vittória Dorys Martins Moreira, Alanna Maria de Castro Costa, Nickolas Souza Silva, Ivna Vasconcelos de Oliveira
  • Carla Roberta Macedo de Sousa

Abstract

INTRODUÇÃO O Espaço Novo Acadêmico (ENA) é um projeto de extensão da UFC Sobral, que tem como objetivo ofertar um cursinho pré-vestibular gratuito para alunos da rede pública da macrorregião de Sobral. No último ano, o projeto encontrou dificuldades de adaptação ao sistema EAD, sobretudo em relação à atenção e foco dos alunos em aulas online. OBJETIVO Avaliar o impacto da EAD no desempenho dos alunos, visando entender como isso influenciou a atenção e o aprendizado dos estudantes. METODOLOGIA Trata-se de um estudo transversal, quantitativo e descritivo. Os dados foram obtidos através de questionários feitos na plataforma Google Forms, foram questionados quanto à existência de prejuízos causados pela EAD, tempo médio de dispersão da atenção e possíveis consequências em um cenário de retorno ao ensino presencial. RESULTADOS 69,4% relataram prejuízos na atenção focal, enquanto 8,2% não sentiram impacto. 20,4% dos alunos sustentavam a atenção por mais de 1 hora, esse número caiu para 8,2%, houve uma queda de 32,7% para 14,3% entre os que levavam de 40-60 minutos. Houve, porém, um aumento de 12,2% para 46,9% entre os que levavam de 10-25 minutos. 42,9% tiveram o aprendizado prejudicado consideravelmente. 73,4% concordaram que o retorno ao ensino presencial corrigiria esse prejuízo, 14,3% discordaram. CONCLUSÃO Conclui-se que, ao longo do último ano, os alunos tiveram prejuízos na atenção e no aprendizado devido ao sistema EAD, tendo desvios de atenção em períodos mais curtos de tempo. Acredita-se que o retorno ao ensino presencial possa sanar esse problema.

Published

2021-01-01

Issue

Section

XXX Encontro de Extensão