PSICOLOGIA ESCOLAR E O PROTAGONISMO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS

Autores

  • Roniel Sousa Damasceno
  • Maria Vitória Silva Ripardo
  • Marília Albuquerque de Sousa

Resumo

Este trabalho tem como objetivo elencar possibilidades objetivas para a inserção das(os) psicólogas(os) no cotidiano das escolas públicas. Para tanto, apresenta-se as ações de intervenção realizadas junto ao projeto de extensão intitulado Psicanálise, Política e Educação, o qual está vinculado ao Laboratório de Estudos e Práticas em Psicologia e Educação (LAPPSIE) e ao curso de Psicologia, com fomento da Pró-Reitoria de Extensão (PREX) da Universidade Federal do Ceará (UFC), campus Sobral. Assim delineado, tal projeto desenvolve ações participativas e interventivas em parceria com duas escolas públicas, tanto municipal quanto estadual, da Rede de Ensino do município de Sobral, Ceará. Com essas ações de extensão, objetiva-se a inserção dos estudantes de psicologia na realidade desses estabelecimentos educacionais, atentando-se para as necessidades que emergem no cotidiano escolar e acolhendo as demandas dos sujeitos locais. A partir das ações de extensão, realiza-se: 1) o acompanhamento e participação nas atividades pedagógicas; 2) ofertam-se espaços de escuta aos professores; 3) acolhimento das queixas escolares e encaminhamento destas pela via da coletividade e circulação discursiva, apostando na construção de espaços grupais de escuta, fala e compartilhamento conjunto das experiências educativas. Em concomitância, a partir das ações de extensão nas escolas pretende-se contribuir com a melhoria da educação pública, desenvolver estratégias e espaços para o reconhecimento do papel do profissional de psicologia nas escolas. Por fim, sublinha-se que nossas ações de extensão se fundamentam pelo estabelecimento de parcerias interinstitucionais entre a universidade pública e a comunidade escolar, assim, protagonizando o compromisso social e político da extensão universitária no cotidiano das escolas públicas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão