AVALIAÇÃO DO POLIMORFISMO (Y153H) DO GENE STORKHEAD BOX 1 (STOX1) EM GESTANTES COM PRÉ-ECLÂMPSIA
Abstract
A pré-eclâmpsia (PE) é uma doença multifatorial e multissistêmica de alta prevalência no período gestacional. Apesar dos avanços na medicina obstétrica, a patogênese da PE permanece pouco compreendida. Assim, a identificação de biomarcadores que possam detectar precocemente essa condição, antes mesmo do aparecimento de suas manifestações clínicas, torna-se uma alternativa para a prevenção e tratamento desta patologia. A STORKHEAD BOX 1 é uma proteína em humanos, que pode funcionar como uma proteína de ligação ao DNA, codificada pelo gene STOX1. Mutações nesse gene estão associadas à pré-eclâmpsia/eclâmpsia. Até o momento, poucos estudos investigaram polimorfismos genéticos do STOX1 em relação a PE, considerando-se um gene com potencial perspectiva no diagnóstico e no tratamento precoce e efetivo das pacientes acometidas pela patologia. Assim, o objetivo deste estudo é determinar se o polimorfismo (Y153H) DO GENE STOX1 está associado ao risco de pré-eclâmpsia em uma população no nordeste brasileiro. A presente proposta trata-se de um estudo transversal e quantitativo do tipo caso controle será constituído por 150 mulheres grávidas com pré-eclâmpsia (casos) e 150 mulheres grávidas normotensas (controles). As pacientes serão admitidas na Maternidade da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, com o diagnóstico de PE estabelecido de acordo com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia. Será realizada a coleta de raspado bucal, em seguida a extração do DNA e posteriormente a realização de PCR em tempo real para avaliação do polimorfismo genético para o gene STOX1. Espera-se que os estudos relacionando o STOX 1 e a PE possam melhorar os desfechos dessa patologia que pode ser devastadora e ainda proporcionar a ampliação de estratégias terapêuticas, melhorar da qualidade de vida e de medidas preventivas frente às gestantes.Downloads
Published
2021-01-01
Issue
Section
XL Encontro de Iniciação Científica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.