Efeito da Cimicifuga racemosa (L) Nutt. e doxorrubicina sobre taxa de apoptose no ovário de camundongos fêmeas cultivados in vitro: avaliação imuno-histoquímica de caspase-3
Abstract
Na morte celular fisiológica, as células ativam um programa de morte intracelular controlado, denominado de apoptose. A Caspase-3 já mostrou ser um marcador de apoptose em células de mamíferos, e inicia a cascata apoptótica pela ativação de outras caspases. Compostos com propriedades antioxidantes ou antiinflamatória, podem proteger o tecido ovariano ao reduzir o nível de produção de caspase-3 após toxicidade induzida por quimioterápicos. Estudos já vem demonstrado o envolvimento da caspase-3 em vias de dano induzida pela doxorrubicina (DOXO) na morte folicular e oocitária. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo investigar a ação da Cimicifuga racemosa (L) Nutt., (CIMI) como um potencial fator capaz de reduzir os efeitos deletérios da DOXO sobre a taxa de apoptose no ovário de camundongas fêmeas após cultivo in vitro. Os estudos experimentais foram aprovados pela CEUA da Universidade Federal do Ceará Campus Sobral sob o protocolo N◦ 05/18. Para tanto, foram utilizados camundongos Swiss fêmeas (n=47) com ciclo estral regular. Os ovários foram coletados e cultivados individualmente em placa de 24 poços a 37,5° C, em 5% CO2, por 6 dias, foram avaliados os seguintes grupos- (i) DMEM+; (ii) CIMI [5 ng/ml]; (iii) DOXO [0,3 μg/ml]; (iv) CIMI [5 ng/mL] + DOXO [0,3 μg/ml]. Após o cultivo, os ovários foram destinados a análise de imunohistoquímica. Os resultados mostraram que a cor marrom representando coloração positiva para caspase-3 foi mais expressa em ovários do grupo controle (DMEM+) e DOXO (0.3 μg/ml). Nos grupos tratados com CIMI (5 ng/ml) sozinha e em associação (CIMI 5 ng/ml e CIMI+DOXO), a imunocoloração para caspase-3 foi menor, em comparação aos demais grupos. Esses achados implicam que a CIMI pode reduzir a apoptose no ovário frente a toxicidade induzida por DOXO. Dessa forma, podemos concluir que a CIMI (5 ng/ml) sozinha ou associada a DOXO (0.3 μg/ml) foi capaz de reduzir a apoptose das células ovarianas.Downloads
Published
2021-01-01
Issue
Section
XIV Encontro de Pesquisa de Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.