MODELO DE PREDIÇÃO DO ABANDONO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DA BASE CVLI E MARIA DA PENHA
Abstract
O abandono e a evasão escolar são temas frequentes na Educação. Os números dão ideia do tamanho do problema. Em 2018, cerca de quatro em cada dez brasileiros de 19 anos não concluíram o Ensino Médio com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PnadC), do IBGE. O abandono ocorre quando o aluno deixa de frequentar as aulas durante o ano letivo. Já a evasão escolar diz respeito à situação do aluno que abandonou a escola ou reprovou em determinado ano letivo, e que no ano seguinte não efetuou a matrícula para dar continuidade aos estudos, a causa desses vai além dos muros da escola. Com isso, objetivou-se traçar o perfil dos alunos, com caráter de evasão e abandono, que possuem registros da mãe em bases de Maria de Penha e CVLI (Crimes Violentos Letais Intencionais), e através da aprendizagem de máquina, utilizando-se de predição, prever o abandono escolar como base para uma intervenção direcionada. Foram utilizados os dados longitudinais dos anos de 2012 a 2019 dos dados escolares obtidos do Censo Escolar para verificar a situação dos alunos que evadiram ou abandonaram, levando- se em conta a métrica de um ano de inexistência na base de dados para evasão e dois anos para abandono. Os procedimentos foram realizados no banco de dados Postgresql e o Software SPSS. Após análise e estatística descritiva dos dados obtemos o seguinte resultado inicial. Os alunos em situação de evasão apresentam idade média de 17 anos, com predominância do sexo feminino, possuem média de 252 e 240, respectivamente e matemática e português, os alunos em situação de abandono apresentam idade média de 16 anos, com predominância do sexo masculino e de cor Parda, além de possuírem médias 202 e 183 respectivamente matemática e português. Com isso, conclui-se a primeira parte do estudo, esses perfis serão utilizados para treinamento da máquina e verificação de predição para tomadas de decisão acerca possíveis situações de evasão e abandono.Downloads
Published
2021-01-01
Issue
Section
XIV Encontro de Pesquisa de Pós-Graduação
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