IDENTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE ZONAS DE DRENAGENS, ESTRUTURAS GEOLÓGICAS E DEPÓSITOS MINERAIS NO MUNICÍPIO DE CRATEÚS/CE PARA INDICAÇÃO DE ÁREAS FAVORÁVEIS A PERFURAÇÃO DE POÇOS TUBULARES
Abstract
Entende-se por águas subterrâneas os recursos hídricos presentes abaixo da superfície terrestre que preenchem inteiramente os poros das rochas e dos sedimentos, formando os aquíferos. Estes recursos são, essencialmente, importantes para garantir a segurança hídrica, o desenvolvimento social e econômico de uma região. Em regiões de clima árido ou semiárido que enfrentam longos períodos de estiagem, a explotação de água subterrânea representa a principal alternativa para suprir as necessidades de abastecimento para consumo humano, animal ou uso doméstico. O município de Crateús situado na porção centro-oeste do estado do Ceará, inserido na Mesorregião dos Sertões Cearenses, apresenta um regime pluviométrico marcado por irregularidade de chuvas e longos períodos de seca. Nesse cenário, a água subterrânea constitui um bem natural de elevada importância para o suprimento hídrico da região. Diante disso, o trabalho teve por objetivo avaliar o potencial hidrogeológico do município de Crateús/CE por meio do sensoriamento remoto. Para tanto, foi elaborado um banco de dados georreferenciados através de arquivos do IBGE, CPRM SIAGAS e Earth Explorer. Os dados foram processados para construção de mapas temáticos do município referentes a depósitos minerais e estruturas geológicas, a delimitação da rede de drenagem e a zonas favoráveis a perfuração de poços tubulares. Os resultados da pesquisa permitiram delimitar duas zonas favoráveis a perfuração de poços, situadas entre as regiões sudeste e nordeste dos distritos de Poti e Tucuns, respectivamenteDownloads
Published
2021-01-01
Issue
Section
Encontro de Extensão
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.