ANÁLISE DO RENDIMENTO ACADÊMICO DOS DISCENTES REGULARES, ATRASADOS E REINCIDENTES NA DISCIPLINA DE MECÂNICA DOS FLUIDOS DO CAMPUS DA UFC EM CRATEÚS
Abstract
A Mecânica dos Fluidos é uma disciplina destinada ao estudo do comportamento e das propriedades dos diferentes tipos de fluidos, sendo suas principais aplicações voltadas ao estudo de escoamentos de líquidos e gases. Suas aplicações teóricas e práticas são importantes e necessárias para a solução dos mais diversos problemas de Engenharia. É uma disciplina essencial para a formação de engenheiros, tanto profissionalmente, quanto academicamente, onde ela é pré-requisito para outras disciplinas dos cursos. No campus de Crateús, da Universidade Federal do Ceará, a disciplina é ofertada nos três cursos de Engenharia do campus (Ambiental e Sanitária, Civil e de Minas). Devido aos atributos necessários para o adequado aproveitamento da disciplina, bem como as adversidades comuns aos cursos de engenharia, a Mecânica dos Fluidos enfrenta um cenário de reprovações e desistências ao longo dos semestres. É importante considerar também a diversidade de discentes nas turmas, contando com alunos dos três cursos, aos quais podem ser classificados em três tipos: alunos regulares, ou seja, que estão cursando a disciplina no semestre adequado, de acordo com sua grade curricular; em alunos atrasados, que estão cursando a disciplina pela primeira vez, porém fora do período adequado; e em reincidentes, que já cursaram a disciplina anteriormente no curso e reprovaram. Diante dessa problemática, o objetivo deste trabalho é realizar um estudo acerca do rendimento dos discentes na disciplina de Mecânica dos Fluidos, levando em consideração os três grupos citados anteriormente, buscando encontrar tendências que podem ter influenciado no resultado final. Os dados analisados foram as médias finais e seus respectivos resultados (aprovação ou reprovação) das turmas de Mecânica dos Fluidos do campus de Crateús a partir do período 2018.1, totalizando seis turmas. Através da análise dos dados pode-se observar que em todas as turmas analisadas a parcela de alunos regulares apresentaram uma média final maior em relação aos atrasados e reincidentes, demonstrando em alguns casos, diferença considerável. Por sua vez, os alunos reincidentes apresentaram, em sua maioria, melhor rendimento em relação aos alunos atrasados. Esse fato sugere que os reincidentes, ao cursarem a disciplina novamente, se tornam mais preparados acerca dos conteúdos. Dessa forma, é possível concluir que, de modo geral, os alunos que estão regulares na grade curricular têm uma tendência maior à aprovação em relação aos outros grupos.Downloads
Published
2021-01-01
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Encontro de Iniciação à Docência
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