MONITORIA DE QUÍMICA GERAL NO CENÁRIO DE PANDEMIA: UM ESTUDO DE CASO DA UFC CAMPUS CRATEÚS
Abstract
Um dos grandes desafios enfrentados pelos ingressantes, nos primeiros semestres dos cursos de engenharias do campus da UFC em Crateús, é a disciplina de Química Geral, juntamente com as disciplinas de Física, de Cálculo e de Álgebra Linear, as quais possuem conteúdos complexos, quando comparados ao que se estuda no Ensino Médio. Adicionalmente há de se considerar o fato de que o semestre de 2021.1 ocorreu integralmente de forma remota e, embora os estudantes já lidassem melhor com o cenário pandêmico, a falta de contato direto com o professor pode ser considerado um dos grandes impasses na efetivação da aprendizagem, além de todas problemáticas associadas ao cenário citado. A atividade de monitoria de Química teve o objetivo de auxiliar os estudantes na compreensão e fixação dos conteúdos ministrados na disciplina de Química Geral, assim como contornar os problemas inerentes ao ensino remoto, oferecendo um suporte adicional ao estudante ingressante, principalmente com o intuito de auxiliar na aprovação na disciplina. Para isso foi adotada uma metodologia de maneira assíncrona, com atendimentos e sessões tira dúvidas na plataforma WhatsApp, disponibilizando documentos com resolução de exercícios depositados no Google Drive em forma de vídeos, além de roteiros de estudo com links de materiais complementares. Os encaminhamentos foram realizados semanalmente e de forma assíncrona, por meio do aplicativo supracitado, com disponibilização de respostas interativas por áudios, fotos e/ou vídeos gravados. Vale ressaltar que no semestre de 2021.1 teve um quantitativo de 197 discentes matriculados na disciplina de Química Geral, distribuídos em 5 turmas. As atividades foram realizadas intensamente até julho, pois a bolsista foi selecionada para outro programa, solicitando o desligamento do Programa de Iniciação à Docência - PID. Os resultados coletados até o presente momento são limitados apenas a feedbacks positivos, coletados por meio de consulta às turmas via Formulário Google, que deram subsídios no sentido de que a monitoria colaborou com o entendimento dos conteúdos mais complexos. Espera-se que todos os discentes que participaram das atividades da monitoria com constância obtenham desempenho satisfatório, evidenciando a eficácia no projeto. Vale informar ainda que o semestre de 2021.1 está em andamento, o que impossibilita a análise quantitativa da eficiência do projeto de monitoria na elevação dos índices de aprovação na disciplina de química geral.Downloads
Published
2021-01-01
Issue
Section
Encontro de Iniciação à Docência
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.