APLICAÇÃO DE GINCANA PRÁTICA COMO FORMA DE TREINAMENTO PARA ALUNOS DA DISCIPLINA DE DENTÍSTICA LABORATORIAL

Authors

  • Raul Matheus Pitombeira de Sousa
  • Francisco Samuel da Costa Soares
  • Eduardo Victor Vieira de Lima
  • Leticia Cardoso de Vasconcelos Rocha
  • Emmanuel Arraes de Alencar Junior

Abstract

INTRODUÇÃO:Durante a maior parte da graduação, alunos do curso de odontologia são estimulados a desenvolverem técnicas e habilidades manuais, que serão vitais em seu dia a dia clínico. Para isso, é necessário aplicar atividades de aprimoramento das técnicas de cada aluno. METODOLOGIA: Diante disso, a monitoria da disciplina de Dentística Laboratorial aplicou uma gincana envolvendo teoria e prática, com questões de respostas rápidas, com fito de estimular tomadas de decisões, pensamento lógico e aprimorar habilidades manuais. Foram questões práticas, como posicionamento correto de isolamento absoluto, escolha dos grampos adequados para isolar elementos dentários específicos, com tempo de 40 segundos por questão, com um monitor avaliando cada resposta e posicionamento em tempo real, e registrando erros e acertos, para possibilitar um parecer a cada aluno, e posteriormente, responderam a um formulário, a fim de avaliar a efetividade da gincana no atendimento na disciplina de Dentística Clínica I. RESULTADOS: 30 alunos (100%) participaram da atividade. Desses, 27 alunos (90%) responderam ao formulário. Houve 100% de concordância na contemplação dos temas abordados em sala de aula e na atividade prática e, ao correlacionar a gincana com o atendimento clínico, 26 alunos (96%) indicaram que as atividades práticas, bem como o acompanhamento individual ajudaram a desenvolver habilidades manuais, culminando em procedimentos com menor tempo clínico. CONCLUSÃO: A elaboração de gincanas se mostrou bastante eficaz no desenvolvimento de habilidades manuais, uma vez que estimula os alunos a estudarem, proporciona treinamento manual, e fornece um parecer sobre a evolução individual de cada aluno.

Published

2022-01-01

Issue

Section

XXXI Encontro de Iniciação à Docência