AUXÍLIO DA MONITORIA PARA OS ALUNOS DA DISCIPLINA DE EMBRIOLOGIA E HISTOLOGIA ANIMAL PÓS PANDEMIA.

Authors

  • Victor Manoel Frota de Sousa
  • Larissa de Alencar Gurgel
  • Alan Martins de Araujo
  • Bruno Ramires Macedo Costa
  • Francisca Nágila Matos Almeida
  • Carla Renata Figueiredo Gadelha

Abstract

Segundo a Agência Senado, o retorno às aulas presenciais em instituições públicas e privadas de educação básica de todo o país, nos primeiros meses de 2022, deixou evidente aos especialistas e à comunidade escolar um quadro desafiador: recuperar o conteúdo não incorporado e curar sequelas psicossociais que atingem alunos e, por vezes, os professores. Afinal, a pandemia da covid-19 impôs a eles quase dois anos de afastamento total ou parcial do ambiente acadêmico. Logo, para os alunos, é de extrema importância receber a monitoria acadêmica, uma vez que, a turma em questão, ainda não havia entrado em qualquer ambiente da Universidade. Dessa forma, esse trabalho visou explicitar a importância do auxílio da monitoria para alunos da cadeira de Embriologia e Histologia Animal da Universidade Federal do Ceará, após o período da pandemia. A monitoria ocorria durante as aulas práticas da disciplina e tinha como intuito auxiliar os alunos nas práticas laboratoriais, visto que, por estarem no seu primeiro semestre de forma presencial, a turma não tinha nenhuma prática com equipamentos de laboratório. As aulas práticas aconteciam toda quinta-feira em um laboratório do departamento de Zootecnia, utilizando microscópios ópticos disponíveis no laboratório e lâminas histológicas. A função dos monitores era ajudar os alunos a identificar as estruturas presentes nas lâminas histológicas e auxiliá-los com o manuseio dos microscópios, para que assim, pudessem ganhar experiência com os equipamentos do laboratório e pudessem ter aulas práticas mais dinâmicas. Nesses momentos, verificou-se uma interação bastante proveitosa entre os alunos e monitores, promovendo uma busca maior de conhecimento pelos monitores, já que precisavam conhecer as peças histológicas e as estruturas relevantes e um suporte maior aos alunos, que eram atendidos em suas dúvidas mais prontamente. Portanto, a monitoria na disciplina, pós pandemia permitiu a facilitação do aprendizado e aulas práticas mais proveitosas.

Published

2022-01-01

Issue

Section

XXXI Encontro de Iniciação à Docência