SÍNDROME DE BURNOUT NA FACULDADE DE MEDICINA DA UFC – FORTALEZA: UMA PROPOSTA DE TEMA DE ESTUDO PARA O MÓDULO DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL 1

Authors

  • Mariana Michiles Santos Ramos
  • Amanda Aparecida de Lima Arruda
  • Ana Carolina Guedes Silva
  • André Caetano Sancho
  • Renato Evando Moreira Filho
  • Jose Ajax Nogueira Queiroz

Abstract

Introdução: A Síndrome de Burnout é classicamente definida pela tríade “exaustão emocional, despersonalização e diminuição da realização pessoal no trabalho”. As causas apontadas são relacionadas ao estresse crônico. Sabe-se que os profissionais de saúde estão constantemente submetidos a cansaço físico e mental, processo que se inicia logo nos primeiros anos de formação. Assim, a disciplina de DP1 é um momento propício para abordar o assunto. Objetivos: Explorar com base na literatura científica por quê e de que forma abordar o tema do Burnout com os estudantes de medicina no primeiro semestre. Método: Serão utilizados artigos publicados nos últimos 10 anos registrados nas bases de dados SciELO, na busca por “burnout syndrome” e “síndrome de burnout”. Resultados e Discussão: A síndrome de burnout é reconhecida pela Classificação Internacional de Doenças com o código Z73.0. Dentre os sintomas estão presentes desesperança, depressão, raiva, impaciência, irritabilidade, tensão, diminuição de empatia, sensação de baixa energia, fraqueza, preocupação, tendência a somatização do estresse e distúrbios do sono. Pesquisadores da área afirmam que o burnout é um dos motivos para a diminuição da qualidade dos serviços de saúde. Pouco se sabe sobre a prevalência da síndrome na população em geral, mas alguns estudos estimam que médicos sejam afetados entre 40 e 90%. A elevada carga horária e nível de exigência a que estudantes de medicina estão submetidos, além das atividades extras, como monitorias ou pesquisas, podem ser danosos. Soma-se a isso a competitividade dos alunos que se preparam para prestar vestibular de medicina. Conclusão: Considerando os objetivos do módulo de DP1, vê-se a necessidade de abordar precocemente o tema com os alunos de medicina, visando a prevenir esse e outros distúrbios mentais. Para tanto seria destinada uma pequena parte da carga horária da disciplina para debater e alertar os alunos sobre o tema, resultando em melhorias na formação médica

Published

2017-05-31

Issue

Section

XXV Encontro de Iniciação à Docência