AVALIAÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA DOS GRUPOS DE DISCUSSÃO COMO ATIVIDADE DE MONITORIA PARA TURMA DE FARMACOLOGIA GERAL PARA ODONTOLOGIA.
Resumo
Introdução: A disciplina em Farmacologia para Odontologia utiliza ferramentas de aprendizado com os alunos através de grupos de discussões (GDs), com o apoio de 7 monitores e 2 pós-graduandas. Nesse momento, são aplicadas questões antes (pré-teste) e após (pós-teste) a atividade. Objetivo: Identificar a percepção do aluno quanto aos GDs e a importância dessa atividade na consolidação da assimilação de conteúdos. Metodologia: Para a análise qualitativa, foi aplicado um questionário a 19 alunos, dos 28 matriculados, sobre a importância dos GD, a qualidade do material didático (caderno de atividades) e a capacitação dos monitores. No que se refere à avaliação quantitativa, foi analisada a média das notas da sala nos pré e pós-testes ao término do semestre. Resultados: A maioria dos alunos (84,2%) considerou o GD muito importante, uma vez que foram indispensáveis para consolidação dos assuntos ministrados nas aulas teóricas e os demais alunos (15,8%) acharam que o GD teve importância moderada, pois estes auxiliaram um pouco na consolidação dos assuntos. 47,4% dos alunos considerou o material didático excelente, afirmando que o caderno abordou o conteúdo de forma organizada e otimizou o estudo da disciplina; 26,3% achou apenas bom, pois otimizou o estudo, porém não consideraram organizado, e 21,1% achou regular, pois o caderno sozinho não otimizou os estudos. A maioria dos alunos (84,2%) avaliou os monitores como excelente, pois estes conduziram os GDs de forma didática, demonstrando domínio sobre o assunto. Na avaliação quantitativa das notas de GDs ao longo do semestre, a média dos pós-testes (0,35±0,12) foi maior (P=0,0011) que àquela dos pré-testes (0,31±0,10) (Teste t de Student pareado). Conclusão: apesar de que alguns aspectos do caderno de atividades devam ser melhorados, os GDs foram importantes para consolidação do conteúdo, demonstrado pela melhora nas notas dos pré-testes, possivelmente devido às ótimas desenvolturas dos monitores no processo. Apoio: PID-UFC.Publicado
2017-05-31
Edição
Seção
XXV Encontro de Iniciação à Docência
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