O USO DE FLUXOGRAMAS COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CONDUTAS MÉDICAS EM EMERGÊNCIA NEUROLÓGICA

Autores/as

  • Karen Lopes Cunha
  • José Pedro Soares Baima
  • Jose Ibiapina Siqueira Neto

Resumen

Introdução: A busca por caminhos que apontem resultados satisfatórios no processo de ensino-aprendizagem tem demonstrado que o "fracasso" na aprendizagem é uma forma de evidenciar que os métodos, as estratégias, os recursos, e outros aspectos do ensino não têm sido eficazes para promover uma aprendizagem significativa. Assim, os fluxogramass oferecem visualizações de algumas das características que frequentemente são evidenciadas pelos alunos com diferentes níveis de conceitualização. Objetivos: Destacar a importância da utilização de estratégias que valorizem o ensino centrado no estudante e na sua capacidade de construir conhecimentos com autonomia. Metodologia: Participaram do estudo duas turmas com 45 e 30 alunos, respectivamente. Após aulas expositivas e demonstrativas, o primeiro grupo foi submetido à construção de um fluxograma de condutas referentes aos temas de emergência neurológica, enquanto o segundo grupo não. Ao final, ambos os grupos foram submetidos à simulação do atendimento de casos clínicos de pacientes neurológicos. Resultados: Análises preliminares apontam que os alunos que pertenciam ao primeiro grupo, a sistematização do atendimento inicial de uma das emergências neurológicas discutidas foi mais sedimentado, sabendo tais alunos como deveriam proceder de forma objetiva, precisa e direta se fossem submetidos a uma situação real. Já os alunos do segundo grupo, quando questionados, tiveram maior dificuldade em aplicar os conhecimentos em situações práticas simuladas, apresentando uma postura menos ativa no atendimento médico. Conclusão: A construção de diagramas de condutas médicas pelos próprios estudantes, em conjunto, possibilita uma aprendizagem com significado, sendo, portanto, bastante útil para a produção do conhecimento humano, para a formação pensamento crítico e sistematizado e para a padronização de condutas. Além disso, estudos adicionais são necessários para validar e aperfeiçoar esta ferramenta de auxílio da aprendizagem.

Publicado

2017-05-31

Número

Sección

XXV Encontro de Iniciação à Docência