OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MEDIADORES DA INFLAMAÇÃO A PARTIR DE SEMINÁRIOS NA DISCIPLINA DE FARMACOLOGIA-ODONTOLOGIA DA UFC/FORTALEZA.
Resumo
Introdução: Os 7 monitores da disciplina de Farmacologia para Odontologia em 2016.1 realizaram atividades extras sobre temas de maior relevância. Objetivo: Avaliar um seminário de revisão como prática de monitoria sobre os mediadores da inflamação como forma de otimização do processo ensino-aprendizagem do tema. Metodologia: Dos 28 alunos matriculados, apenas 13 participaram e avaliaram a atividade. Para tanto, foi aplicado um questionário inferindo sobre a relevância e a qualidade do seminário, e a didática do monitor. Resultados: 100% dos alunos considerou a atividade muito importante, uma vez que forneceu requisitos básicos para melhor compreensão do assunto. 84,7% dos alunos considerou que a realização do seminário somada ao GD foi mais adequada, pois facilitou a compreensão do GD, enquanto 15,3% afirmou que a atividade seria melhor aproveitada se feita num momento anterior ao GD. Todos os alunos avaliaram a qualidade do seminário como ótima (69,2%) ou boa (30,8%). Sobre a atuação geral do monitor, 76,9% dos alunos julgaram ótima, pois este demonstrou segurança e dirimiu todas as dúvidas; e 23,1% julgou boa e segura, porém o monitor não foi suficientemente claro ao dirimir dúvidas. Paralelamente, a maioria (84,7%) dos alunos julgou ótima a didática de apresentação do monitor, pois este utilizou-se de maneiras reflexivas do tema, manteve boa postura e deu adequado tempo para participação dos alunos; 15,3% avaliou como boa, dada a não contextualização suficiente com a prática clínica. Quando inferidos sobre que outros temas deveriam ser abordados de maneira semelhante, citaram-se mecanismos neurais da dor, anestésicos locais, opioides, glicocorticoides, anti-hipertensivos e farmacodinâmica, ou seja, temas tidos como essenciais à futura prática clínica. Conclusão: O seminário foi bastante importante para o processo de aprendizado dos alunos e bem conduzido pelo monitor responsável. Apoio: PID-UFC.Publicado
2017-05-31
Edição
Seção
XXV Encontro de Iniciação à Docência
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