CARACTERIZAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NÃO ORGÂNICOS COLETADOS NA PRAIA DE IPARANA, MUNICÍPIO DE CAUCAIA-CE
Resumen
Uma das principais consequências da sociedade moderna é a produção de sub-produtos dos processos industriais, o que gera milhões de toneladas de resíduos sólidos, os quais muitas vezes são inapropriadamente destinados e acumulam-se em áreas como os mares e oceanos, e frequentemente aportam nas praias. O presente trabalho teve como objetivo avaliar e quantificar os resíduos sólidos não orgânicos coletados em um trecho contínuo de 100m da praia de Iparana, situada no município de Caucaia-CE. Foram coletados seis sacos de lixo de 50L cada. O material foi transportado para o laboratório no campus do Pici por via rodoviária e posteriormente foi separado e pesado com o auxílio de uma balança analítica. Posteriormente, foi classificado quanto ao tipo de material (plástico,pet,metal,sintético e outros). O total coletado foi de 17kg. Os itens mais abundantes foram respectivamente os recipientes PET, especialmente garrafas de variados tamanhos (n=188),seguidos dos materiais geral tais de plástico em como embalagens de alimentos e copos descartáveis (n=169) e dos materiais sintéticos tais como borracha, linha de pesca e tecidos variados (n=76). De acordo com informações das literatura, todos os materiais coletados tem um tempo de decomposição bastante elevado, o que pode causar sérios impactos ambientais como por exemplo, a morte de animais marinhos que se alimentam naquela área. Podemos concluir que houve uma grande quantidade e diversidade de resíduos sólidos, cujo tempo de decomposição é elevado, o que potencialmente pode causar impactos na população usuária da praia, bem como na biota marinha que utiliza este local como habitat e como fonte de alimento.Descargas
Publicado
2017-05-31
Número
Sección
XXXV Encontro de Iniciação Científica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.