O USO DE MÍDIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE APRENDIZADO DA DISCIPLINA PRINCÍPIOS DE ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA
Resumo
A disciplina Princípios de Entomologia Agrícola é responsável por transmitir aos alunos do curso de Agronomia da Universidade Federal do Ceará, todos os assuntos relacionados a Anatomia, Fisiologia e Bioecologia dos insetos, seres de demasiada importância agrícola, forense e ecológica. No que se refere à educação, o uso de mídias digitais sempre esteve presente, porém, muitas vezes, sofreu resistência dos próprios professores quanto a sua aplicação efetiva no processo de aprendizagem. Entretanto, não se pode negar o grande impacto causado pela facilidade de acesso às tecnologias digitais e da percepção dos estudantes do conteúdo abordado em sala de aula dentro da Universidade. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a importância do uso de recursos tecnológicos, o uso das projeções dos slides como instrumentos de enriquecimento voltado para a educação e sua contribuição para a aprendizagem dos alunos da disciplina Princípios de Entomologia Agrícola do segundo semestre do curso de Agronomia. Como metodologia foi feita uma pesquisa via formulário pela internet com os alunos de semestres passados para saber a opinião deles sobre a implantação de slides nas aulas teóricas e práticas da disciplina. Como consequência a essa pesquisa, pude avaliar que para os alunos o uso dessa mídia ajudaria muito no aprendizado do conteúdo ministrado em aula, além disso, tornaria a aula mais dinâmica tanto para o professor quanto para os alunos, já que as aulas tem início às 7 (sete) horas da manhã. No semestre 2017.2, implantamos na disciplina o uso das projeções, para que seja possível a nossa percepção como monitores, do avanço no aprendizado dos alunos. Com isso, pude concluir que para os alunos que tiveram a oportunidade do uso de projeções na disciplina, a “resposta” do aprendizado durante a aula ocorreu mais rápido do que nos semestres anteriores, no qual não eram usadas as projeções.Publicado
2017-11-08
Edição
Seção
XXVI Encontro de Iniciação à Docência
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