A IMPORTÂNCIA DA MUSCULAÇÃO NA PREPARAÇÃO FÍSICA DOS ATLETAS VINCULADOS A UFC (A MUSCULACÃO NA PREPARACÃO FISICA DOS ATLETAS VINCULADOS A UFC.)
Resumen
Instituto de Educação Física e Esportes - Universidade Federal do Ceará Introdução: A preparação física dentro do treino esportivo tem como maior função o desenvolvimento das capacidades físicas, porém durante muito tempo a escassez de estudos sobre o assunto levou muitos treinadores a verem a musculação como um vilão da performance, pensamento esse que foi difundido entre os atletas. Objetivo: Verificar o nível de conhecimento sobre a importância da prática da musculação na preparação física de atletas ligados a Universidade Federal do Ceará (UFC) e que treinam regularmente no Laboratório de Força Aplicado ao Esporte e a Saúde (LAFAES). Método: Realizado um estudo de caso de forma qualitativa e de corte transversal. A amostra, composta de maneira aleatória, foi de 10 atletas de ambos os sexos e idade entre 18 e 28 anos, alunos da UFC que são orientados no LAFAES. Foi aplicado um questionário feito pelo bolsista responsável, contendo quatro questões abertas sobre o tema supracitado. Resultados: Observou-se que a maioria dos entrevistados desconhece os benefícios da musculação no seu preparo físico como meio de melhorar sua performance, voltando seus objetivos na prática apenas para prevenir e reabilitar lesões. Conclusão: É notório o desconhecimento quanto às possibilidades da musculação na progressão física dos entrevistados. Conclui-se que é necessário maior esclarecimento acerca da musculação, como meio de potencializar o plano de treino esportivo, assim como o acompanhamento de maneira mais comunicativa através da troca de informações entre atletas e bolsistas, proporcionando um conhecimento mútuo em relação às diferentes modalidades e métodos de treinamento utilizados, gerando maior significação e estimulando a adesão dos atletas a prática.Descargas
Publicado
2017-11-08
Número
Sección
XXVI Encontro de Extensão
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.