A AULA DE CAMPO NA CONSTUÇÃO DO SABER DOCENTE E NA FORMAÇÃO CIDADÃ DO EDUCANDO
Resumo
Este trabalho é parte das ações do subprojeto Geografia, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvido na EEM Liceu de Messejana. O objetivo geral é mostrar a importância do planejamento e desenvolvimento de aulas de campo para a formação, integração, troca de experiência do bolsista com o professor supervisor. O objetivo específico é proporcionar a construção de uma melhor visão espacial e cidadã do educando, contribuindo para os processos de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada ocorreu mediante planejamento das aulas teóricas e práticas com pesquisa bibliográfica e visita prévia ao local a ser estudado durante a aula de campo; escolha e preparação das turmas (alunos dos primeiros e terceiros anos do Ensino Médio). Percebe-se que os trabalhos de campo desenvolvidos pelo bolsista na escola favorecem a melhora na construção de conceitos, além de aprender de modo significativo sobre os ambientes visitados, a partir da apropriação dos conhecimentos locais. Permitem ao bolsista fazer uma reflexão crítica dos processos de ensino e aprendizagem, verificando em loco situações que servirão de referência para sua vida profissional, pois a importância das aulas de campo, desde aquela ao redor da escola, até outras de maior distância é fundamental para a compreensão da realidade, que será mais completa quanto maior for o contato do educando com a concretude do real, o que lhe permitirá perceber a complexidade do mundo. Para o professor supervisor, essa atividade permite repensar e renovar a prática de ensino e viabilizar um estudo mais dinâmico e significativo em Geografia.Publicado
2017-11-08
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
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