CONSIDERAÇÕES ACERCA DO COMPORTAMENTO INFORMACIONAL DE DEFICIENTES VISUAIS
Resumo
Concebida a pertinência no conhecimento do comportamento informacional dos indivíduos a fim de melhor elucidar e atender suas demandas de informações, o trabalho relata a pesquisa acerca do proceder de busca e uso da informação por deficientes visuais. O estudo tem como objetivo geral aplicar o modelo integrativo de comportamento de busca e uso de informação proposto por Tabosa (2016) junto a indivíduos detentores de baixa visão ou cegueira total para a consecução de apreender o comportamento informacional destes, as tecnologias empregadas no processo de busca e uso da informação e as solicitações por aperfeiçoamentos ou elaboração de novos recursos de acessibilidade. Já os objetivos específicos são: identificar as necessidades de informação, o comportamento de busca e de uso de informação dos sujeitos da pesquisa; apontar as variáveis que interferem no comportamento de busca e uso de informação; indicar o nível de satisfação com as tecnologias assistivas que utilizam. No que se refere à metodologia, cabe alegar a revisão de literatura sobre a Fenomenologia, comportamento informacional, recursos tecnológicos assistivos e interação homem-computador. Ademais, sucedeu uma abordagem qualitativa por meio da aplicação de entrevistas semiestruturadas, alicerçadas no modelo integrativo, junto a uma amostra de 20 deficientes visuais estudantes, sendo 16 com cegueira total e 4 possuidores de baixa visão, do Instituto Hélio Góes, localizado em Fortaleza- CE. A análise dos dados foi executada com o auxílio da técnica do incidente crítico e do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados captaram esclarecimentos como a autonomia dos sujeitos em buscar e acessar a informação; o elevado conhecimento no uso de tecnologias e recognição de que, apesar de cruciais, elas são passíveis de melhoramentos; e a correspondência ao previsto no modelo integrativo. Agradecimentos ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade Federal do Ceará (PIBIC/UFC).Publicado
2019-01-14
Edição
Seção
XXXVII Encontro de Iniciação Científica
Licença
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