O ENSINO COLETIVO E AS VANTAGENS DESSA METODOLOGIA
Resumo
Este trabalho tem o objetivo de relatar e analisar, através da experiência como monitora no projeto de extensão de Ensino Coletivo de Violino e Viola, com cerne nas turmas infantis, orientado pela professora Drª Liu Man Ying. O mote escolhido surgiu da necessidade particular em registrar uma das mais substanciais experiências vividas por mim como pessoa e como música docente. Pude observar durante as aulas o processo evolutivo das crianças e constatei que o ensino coletivo não apenas trabalha o interagir com o outro, mas também proporciona lograr resultados de aprendizagem adequada na esfera musical. A experiência em grupo permite ao educando um pensamento analítico sobre si mesmo e seu próprio processo. Para melhor resultado de formação musical as turmas são divididas por faixa etária, uma turma entre seis e oito anos, e outra entre nove e doze, visto que, a maturação do desenvolvimento neurológico e motor entre essas faixas etárias são distintas. Quanto à metodologia do ensino em grupo é pertinente apontar que se pode obter resultados mais significativos do que quando individualmente, arrazoando que o ensino coletivo promove a vivência com variados padrões de hábitos musicais propiciando o respeito pelo processo do outro, e o zelo pelo próprio desenvolvimento, Quando aprendem juntos, motivam-se juntos, e assim se nutrem de segurança. Do início do semestre de 2018.1 ao fim do mesmo, foi expressivo o avanço das crianças quanto a técnica com o instrumento e a desenvoltura e crença em si mesmas, na capacidade de um fazer musical. E na culminância do primeiro semestre deste ano, unimos crianças e adultos de todas as turmas da extensão de ensino coletivo de cordas friccionadas num concerto onde mais de 230 violinos atestaram a eficácia técnica e musical dessa metodologia, mostrando que todos podemos nos desenvolver musicalmente.Publicado
2019-01-14
Edição
Seção
XXVII Encontro de Iniciação à Docência
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