UTILIZAÇÃO DE PRÉ-TESTE E PÓS-TESTE COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, EM OFICINA DE PRIMEIROS SOCORROS

Autores/as

  • Leia Gadelha Teixeira
  • NATALIA CABRERA MATOS
  • YURI MEDINA ABREU
  • GABRIELLE KAREN ALMEIDA ROCHA
  • CARLOS EDUARDO ARRUDA LIMA
  • Rogerio Pinto Giesta

Resumen

Os primeiros socorros são definidos como um atendimento temporário e imediato de uma pessoa que está ferida ou que adoece repentinamente, bem como, se insere o atendimento no domicílio quando não se pode ter acesso a uma equipe de resgate ou enquanto os técnicos em emergência médica não chegam ao local (HAFEN, 2002). Porém, mesmo sabendo da sua importância, poucas pessoas possuem conhecimento sobre esse assunto. Diante disso, o Núcleo de Urgência e Emergência Pré-Hospitalar, da UFC, vem com o objetivo de realizar oficinas educativas voltadas para o público leigo, disseminando informações sobre a temática. Objetiva-se evidenciar a eficácia da utilização de pré e pós-testes como ferramenta avaliativa da fixação do conteúdo abordado em uma oficina de primeiros socorros. A oficina, que foi realizada no CUCA Barra, contou com um público de 17 voluntários de um projeto social de Fortaleza. Antes de iniciar a atividade, foi entregue aos participantes o pré-teste, que consistia de seis questões sobre obstrução de vias aéreas e ressuscitação cardiopulmonar, e que deveria ser respondido com base nos conhecimentos prévios de cada participante. Após a oficina, foram distribuídos os pós-testes, contendo as mesmas perguntas. Compararam-se as percentagens de acertos no pré-teste e pós-teste, utilizando o Excel como programa estatístico. A média aritmética da quantidade de acertos nas questões do pré-teste foi de 2,35 (aproveitamento de 39,2%). No pós-teste, a média cresceu para 4,82 (aproveitamento de 80,4%), expressando um aumento de 41,2% no aproveitamento dos alunos após a oficina. A utilização dos questionários como ferramenta avaliativa restou-se comprovada pois, através deles, foi possível evidenciar o aumento significativo no número de acertos quando comparados os dois momentos.

Publicado

2019-01-14

Número

Sección

XXVII Encontro de Extensão