PRÁTICAS DE INOVAÇÃO GERENCIAL: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE GESTORES UMA ORGANIZAÇÃO PÚBLICA.
Resumen
O objetivo principal deste trabalho é identificar como as práticas gerenciais inovadoras são percebidas pelos gestores em uma organização pública de prestação de serviço de abastecimento de água em um município brasileiro. Para atingir tal objetivo foram estabelecidos os objetivos específicos: aprofundar o conceito de inovação por meio do relato dos gestores; descrever, por meio da percepção dos gestores, as práticas de inovação na organização e identificar desafios e limitações quanto a implementação de práticas inovadoras de gestão na instituição. As organizações púbicas na atualidade possuem um desafio, sobretudo, de traçar estratégias na busca pela competitividade e pelo diferencial de negócio de modo a prestar serviços de qualidade. Trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva, com abordagem qualitativa. Para obtenção dos dados utilizou-se a técnica da entrevista semiestruturada, com o total de 05 gestores do setor de tecnologia da informação de uma companhia de água e esgoto do estado do Ceára. Os dados foram gravados e posteriormente transcritos, mediante permissão dos sujeitos entrevistados. Adotou-se a análise de conteúdo, a partir do mapeamento das categorias, com os recursos do software Iramuteq. Os resultados apontam para uma percepção positiva dos gestores em relação as práticas gerenciais voltadas para a inovação nos serviços prestados pela instituição. Dentre as práticas relacionadas à gestão de pessoas, observa-se na fala dos entrevistados um consenso quanto a importância do fator incentivo ou motivação para que a equipe busque novas soluções, assim, agilizando e melhorando economicamente os resultados da empresa. Destaca-se a importância da percepção dos gestores na promoção de incentivos à inovação e na institucionalização destas práticas.Descargas
Publicado
2019-01-01
Número
Sección
I Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
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