AVALIAÇÃO PRELIMINAR DA POLUIÇÃO DE BITUCAS DE CIGARRO DE UM TRECHO DA PRAIA DE IRACEMA, FORTALEZA-CE
Resumen
A Praia de Iracema é localizada no bairro homônimo no município de Fortaleza, no estado do Ceará, Brasil. O hábito de consumir cigarros, além dos malefícios causados à saúde, também gera problemas ambientais como a poluição advinda do descarte incorreto dos filtros dos cigarro. O presente trabalho objetivou quantificar os filtros de cigarro descartados incorretamente em duas áreas distintas no referido local de estudo e propor alternativas para o descarte correto destes resíduos. As amostragens estão sendo realizadas semanalmente, e cobrirão os meses de novembro e dezembro de 2019. Em cada amostragem são feitos três transectos de 10x15m, e do interior destes transectos são coletadas as bitucas de cigarro visíveis. A partir da análise dos dados preliminares, foi observado um total médio de 12 bitucas de cigarro por transecto. O descarte incorreto das de pontas de cigarros está causando diversos problemas aos espaços públicos e à natureza. Isso se deve em grande parte à falta de informação sobre os malefícios desses materiais tóxicos. Tal situação tem servido de estímulo a diversas ideias inovadoras que tem por objetivo inverter esse panorama a partir da retirada dos resíduos dos locais impróprios e da destinação adequada, como as práticas de reciclagem. É de fundamental importância promover a educação das pessoas quanto ao descarte correto deste e de outros materiais. Evitar que estas pontas de cigarros sejam lançadas aleatoriamente em qualquer local ainda é um grande desafio.Descargas
Publicado
2019-01-01
Número
Sección
XXVIII Encontro de Extensão
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.