MONITORIA DO TECLADO EM GRUPO
Resumen
O presente trabalho apresenta o processo de docência realizado através da Monitoria de Teclado em Grupo do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará. Apresenta-se como objetivo principal da monitoria auxiliar estudantes interessados em aprofundar o estudo do instrumento piano/teclado. Trata-se de abordar e revisar questões relacionadas às teorias, ensinamentos e práticas vistas durante as aulas, fornecer a oportunidade aos discentes em vivenciarem uma experiência musical conjunta e possibilitar momentos de criação e expressão. A monitoria de teclado em grupo referente ao período 2019.1 e 2019.2 dedicou-se significativamente na aplicação de um repertório coletivo com o intuito de situar os alunos em uma experiência de colaboração e criação musical coletiva em que se respeita a habilidade individual de cada um dos estudantes. Durante a monitoria foram dedicadas atividades e momentos voltados para a aplicação da prática do repertório, para o acompanhamento e auxílio aos estudantes e para sanar dúvidas diversas em relação a questões vistas durante as aulas. O monitor atenta que a maioria das dúvidas a ele encaminhadas pelos estudantes referem-se principalmente a questões relacionadas a leitura musical, coordenação, formação de acordes e suas inversões nas diversas regiões do teclado do piano e ao aprimoramento da técnica e digitação pianística. Entre os resultados observados citam-se o progresso e a desenvoltura dos estudantes ao final da monitoria. Concluímos que a aplicação de atividades de caráter interativo e criativo que respeitam as experiências particulares dos integrantes da monitoria são de grande valia no processo de formação tanto docente quanto discente.Descargas
Publicado
2019-01-01
Número
Sección
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.