ANÁLISE DA EFICÁCIA DA APLICAÇÃO DE PRÉ-TESTES E PÓS-TESTES COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA MONITORIA DE NEONATOLOGIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO INTERIOR DO CEARÁ
Resumen
INTRODUÇÃO: Metodologia bastante utilizada, o uso de questões de pré-teste e pós-teste pode ser um recurso de aprendizagem muito eficaz , visto que, além de espelhar a qualidade do aprendizado dos alunos com a aplicação da aula , é responsável por aumento do rendimento da aula, pois, ao se deparar com questões as quais não sabe responder, o aluno ficará mais atento à aula para buscar a resolução das dúvidas previamente formadas, servindo como uma medida auxiliar no processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas de monitoria. OBJETIVO: Avaliar o uso de questionários de pré-testes e pós-testes como forma de consolidação dos assuntos abordados na disciplina de Neonatologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). METODOLOGIA: Estudo analítico, de caráter quantitativo, realizado com 54 alunos, de 3 diferentes turmas da disciplina de neonatologia da UFC - campus Sobral, para os quais foi aplicada a metodologia de ensino duas vezes, sobre assuntos diferentes, totalizando 108 aplicações. Foram elaboradas 5 perguntas de múltipla escolha que foram respondidas antes e após a aula, analisando-se o índice de acertos no pré-teste e no pós-teste. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Houve um índice de acerto de 41,6% nos pré-testes da primeira turma, 49% da segunda turma e 46,15% da terceira turma; quanto aos pós-testes, os índices foram: 71,6%, 76,7% e 82,5%, respectivamente. Analisando-se a média das três turmas, houve 41,5% de acertos nos pré-testes e 71,8% nos pós-testes, indicando uma melhora de mais de 30% do resultado após a aula teórica, evidenciando que as informações ministradas foram efetivamente transmitidas e que a aplicação anterior de questões no pré-teste contribuiu para nortear e consolidar a aprendizagem nas turmas pesquisadas. CONCLUSÃO: Dessa forma, conclui-se que o uso de tal metodologia foi bastante eficaz como ferramenta complementar de ensino, evidenciando que a sua utilização nas aulas teóricas das monitorias é de grande valia para a consolidação do aprendizado.Descargas
Publicado
2019-01-01
Número
Sección
Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.