PROJETO MONITORIA DE PRÁTICA INSTRUMENTAL - CORDAS FRICCIONADAS: RESULTADOS PARCIAIS
Resumen
O PRESENTE TRABALHO COMPREENDE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DAS ATIVIDADES DESEMPENHADAS PELO BOLSISTA DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCENCIA (PID), REALIZADAS NO CAMPO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - CAMPUS SOBRAL, NO PROJETO “MONITORIA DE PRÁTICA INSTRUMENTAL - CORDAS FRICCIONADAS”. A MEDIAÇÃO DA MONITORIA NO CONTRATURNO DAS AULAS TÊM POR OBJETIVO REFORÇAR OS CONTEÚDOS QUE FORAM VISTOS EM SALA DE AULA COM O PROFESSOR, TENDO INTUITO DE MELHORES RESULTADOS NA DISCIPLINA DE PRÁTICA INSTRUMENTAL. O PAPEL DO MONITOR É AUXILIAR NA EXECUÇÃO E DESENVOLVIMENTO TÉCNICO BASILAR NO INSTRUMENTO, POIS APENAS O HORÁRIO DA AULA NÃO SUPRE A DEMANDA DO CONTEÚDO, JÁ QUE É PRECISO DEDICAR UM TEMPO PARA O ESTUDO DO INSTRUMENTO E A MAIORIA DOS ALUNOS NÃO POSSUEM O SEU PRÓPRIO INSTRUMENTO. DURANTE A MONITORIA, O CONTEÚDO DOS ENCONTROS SEGUE A METODOLOGIA DE ESTUDO PROPOSTO POR GALAMIAN (1998), ONDE É TRABALHADO ESCALAS E ARPEJOS, EXERCÍCIOS DE CORDA SOLTA, EXERCÍCIOS DE GOLPES DE ARCO E DE MÃO ESQUERDA. APÓS OS EXERCÍCIOS TÉCNICOS, AS MÚSICAS ESTUDADAS DURANTE A MONITORIA SÃO DO REPERTÓRIO TRABALHADO NAS DISCIPLINAS. A ASSIDUIDADE É DE APROXIMADAMENTE 40% DOS ALUNOS MATRICULADOS NA DISCIPLINA DE PRÁTICA INSTRUMENTAL - CORDAS FRICCIONADAS II e IV, SENDO TAMBÉM ABERTA AOS ALUNOS DO PROJETO DE EXTENSÃO. Comprovou-se, via pesquisa (Cruvinel, 2005), a eficiência do ensino coletivo de instrumento musical. As relações interpessoais do processo de ensino-aprendizagem coletiva contribuem de maneira significativa no processo de desenvolvimento da aprendizagem, da expressão, da afetividade, da autovalorização, da autoestima; do respeito mútuo, da cooperação, da solidariedade e a união do grupo; A EVOLUÇÃO DOS ALUNOS QUE FREQUENTAM A MONITORIA SE TORNA MAIS RÁPIDA, MELHORAM A COMUNICAÇÃO EM GRUPO, POIS É UM AMBIENTE DE ATIVIDADE COOPERATIVA. OS MONITORES DESENVOLVEM UM OLHAR REFLEXIVO E PEDAGÓGICO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE, CONTRIBUINDO SOBREMANEIRA NA SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL.Descargas
Publicado
2019-01-01
Número
Sección
Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.