A CANTIGA PERO DA PONT’HA FEITO GRAN PECADO, DE AFONSO X, COMO EXPOENTE DO TROVADORISMO LITERÁRIO PORTUGUÊS

Autores/as

  • Francisco Elton Martins de Souza
  • Matheus Tomaz Maia
  • Monica de Souza Serafim

Resumen

O objetivo principal deste trabalho foi empreender análise literária da cantiga Pero da Pont’ha feito gran pecado, de Afonso X, revelando-a como expoente do Trovadorismo literário português. No século XI, o período histórico-literário do Trovadorismo ficou conhecido principalmente pelo fato de os poemas, em forma de cantigas, serem feitos para ser cantados ou declamados com o acompanhamento de instrumentos musicais, sobretudo a lira. Neste período, foi possível observar uma inclinação dos trovadores para determinadas temáticas líricas. Havia, basicamente, dois grupos de cantigas: as cantigas líricas e as cantigas satíricas – as primeiras, com propostas principalmente amorosas e subdivididas em cantigas de amor e de amigo; e as últimas, de caráter mais irônico-depreciativo, tendo como subdivisões as cantigas de escárnio e de maldizer. A cantiga em análise neste trabalho, em nosso entendimento, encaixa-se na categoria das cantigas satíricas, especificamente enquadrando-se na cantiga de maldizer, uma vez que tem como características principais a realização de uma crítica direta (geralmente revela o nome da pessoa satirizada com a intenção de difamar), linguagem trabalhada e agressão verbal à pessoa satirizada. Desse modo, a cantiga Pero da Pont’ha feito gran pecado, de Afonso X, revela-se como produção literária típica do Trovadorismo literário de Portugal, servindo-lhe como expoente e marco na historiografia literária.

Publicado

2021-01-01

Número

Sección

XIII Encontro de Experiências Estudantis