A GEOGRAFIA EM LIBRAS: O USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NO ENSINO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Autores/as

  • Weider Melo Bastos
  • Márcia Cristina Siqueira de Oliveira
  • Lizandra Araújo de Paiva
  • Gabrielly Marcelino Uchôa
  • Emanoel de Albuquerque Pontes
  • Alexandra Maria de Oliveira

Resumen

Este trabalho é resultado de práticas de ensino de Geografia desenvolvidas por estudantes estagiários no Instituto Cearense de Educação de Surdos (ICES) no período de agosto a outubro de 2020. A importância do trabalho reside no fato de termos poucas experiências de ensino com Surdos sistematizadas na Geografia escolar. O objetivo principal é apresentar o trabalho com os conceitos geográficos (território, lugar e globalização) na sala de aula virtual com educandos surdos, intérpretes de Libras e professores bilíngues. O início do estágio aconteceu presencialmente com a visita à escola e o reconhecimento dos educandos; na sequência, fomos impactados pela pandemia da Covid-19 e tivemos que nos readequar à realidade. Cientes da importância das redes de comunicação virtuais, utilizamos o WhatsApp para termos acesso aos educandos e no diálogo com a professora. produzimos uma aula que teve como objetivo: discutir os conceitos, a partir de escalas global e local e da história do bairro, lugar onde está localizada a escola. Realizamos a aula via Google Meet em parceria com a professora supervisora e com dois intérpretes projetados paralelamente conosco via o software OnTopReplica. No final aplicamos um questionário via Google Forms e obtivemos os seguintes resultados: 88,9% dos alunos gostaram do tema trabalhado; 77,8% afirmaram gostar de aulas realizadas pelo Google Meet; 100% afirmaram gostar de estudar no ICES e 56% afirmaram que preferiam estudar no ICES do que em casa. Concluímos que a prática de Estágio curricular em salas de aula remota tem possibilitado o reconhecimento de ferramentas digitais fundamentais para o trabalho com o ensino de Geografia, em especial, com alunos surdos. Isso porque embora a grande maioria dos alunos prefiram estudar na escola, em situação de pandemia, o ensino virtual possibilitou a participação de alunos residentes em municípios distantes de Fortaleza.

Publicado

2021-01-01

Número

Sección

XIII Encontro de Experiências Estudantis