EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: BRINCADEIRAS DESENVOLVIDAS EM ENCONTROS ONLINE COM CRIANÇAS

Autores/as

  • Andrea Marques de Sousa Freire
  • Jorgiana Ricardo Pereira

Resumen

No ano de 2020, diversas mudanças ocorreram devido à pandemia causada pela COVID-19. Instituições de educação, por exemplo, tiveram suas atividades presenciais interrompidas, uma medida de segurança orientada pela Organização Mundial da Saúde para reduzir a disseminação da pandemia. Foi necessário o planejamento, em curto prazo, de estratégias para a continuidade das ações educativas em todas as etapas da Educação Básica e no Ensino Superior, para citar só dois contextos. Nesse âmbito, este trabalho focaliza uma experiência desenvolvida em um grupo de crianças, denominado, Infantil 4A, na Unidade Universitária de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança (UUNDC), da UFC. O objetivo é partilhar como foi garantido às crianças o direito fundamental de brincar, a partir de encontros online, realizados por meio da plataforma Google Meet. Fundamenta-se em perspectivas de Pedagogias da Educação Infantil participativas e na teoria sociointeracionista de Lev Vygotsky, que ressalta o valor da brincadeira para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças. Para a construção dos dados utilizamos observação e registros (escritos, fotográficos, videogravação e desenhos das crianças). A leitura embasada dos registros e da Documentação Pedagógica elaborada pela professora do grupo estudado subsidiou as análises. Os resultados mostram que a realização de brincadeiras nos encontros online possibilitou: 1) participação ativa, criativa e envolvimento das crianças nas brincadeiras nesse formato de encontro; 2) o acesso a diversas brincadeiras; 3) a ampliação do repertório cultural, vivencial e as interações das crianças com seus pares e a professora; 4) diálogos colaborativos entre a professora e as famílias das crianças. O direito fundamental de brincar precisa, sempre, ser garantido nas experiências educativas a que as crianças têm acesso, tendo em vista, seu potencial para promover a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças, em seus diversos e integrados aspectos.

Publicado

2021-01-01

Número

Sección

XIII Encontro de Experiências Estudantis