MEDIAÇÃO NAS EXPOSIÇÕES VIRTUAIS DO MAUC: ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Authors

  • Raissa Freitas Alves
  • Caroline do Socorro da Silva Gomes
  • Clotilde Mariana Campos Santos
  • Isaac Sharon Martins Cardoso
  • Thainá da Silva Mota
  • Saulo Moreno Rocha

Abstract

O trabalho desenvolvido tem por objetivo apresentar o processo de inserção das mediações da primeira exposição virtual realizada no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará - Mauc, “Arte em tempos de Covid-19’’, entre os meses de abril e junho, período inicial de isolamento social devido à pandemia. O tema será abordado com base nos relatos de experiência do(a)s educadore(a)s do Núcleo Educativo ao longo de sua atuação nas mediações da exposição, com a finalidade de ressaltar a importância dos Museus para a sociedade e promover a Arte, em sua capacidade de aproximar e apresentar novas formas de olhar para a realidade mesmo que através das telas, sendo um meio de comunicação, de denúncias, de afeto e revolta. As mediações educativas foram realizadas através da ferramenta de stories do Instagram, onde diariamente os(as) educadores(as) postavam pequenos vídeos em seus perfis individuais, que eram repostados pela conta oficial do Museu. O objetivo era alcançar e integrar um público maior à exposição, ampliando o alcance da ação. Desse modo, foi necessário criar uma rotina e uma metodologia para a gravação e a construção de propostas voltadas para a mediação no formato virtual. A partir disso, alguns pontos foram importantes para o início do processo de mediação virtual, como os horários e divisões de atuação que tiveram que ser pensados para uma maior participação e envolvimento dos(as) bolsistas e voluntárias(os). Cada mediação era envolta da narrativa criada por cada artista, além da explicação detalhada de suas técnicas e das suas motivações para realizarem as diversas obras. Com isso, todos esses aspectos foram implementados no processo de mediação e serviram de base no processo educativo, tanto para os ouvintes quanto para o próprio Núcleo Educativo, que absorveu os ensinamentos e visões que os artistas propuseram no decorrer da exposição. Por fim, é notório o desenvolvimento progressivo dos bolsistas a partir das atividades e movimentos

Published

2021-01-01

Issue

Section

XIII Encontro de Experiências Estudantis