PERCEPÇÃO ACADÊMICA ACERCA DE VISITA DOMICILIAR NO CONTEXTO DE SAÚDE COLETIVA
Resumo
Introdução: A Política Nacional de Atenção Básica atribui aos profissionais do serviço a prática de Visitas Domiciliares (VD). Na atenção primária, a VD é uma tecnologia de cuidado utilizada pelo Enfermeiro para unir o conhecimento técnico-científico aos aspectos socioculturais, ambientais e éticos do indivíduo e da família. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicas de Enfermagem acerca da realização de VD. Metodologia: Relato de experiência sobre a realização de VD, em 2019, como atividade curricular da disciplina Enfermagem em Saúde Coletiva. A visita teve duração média de uma hora, orientada por um roteiro semiestruturado. Resultados: Iniciou-se com apresentação das discentes e explanação sobre o momento. Elucidou-se a liberdade de desistência a qualquer momento ou de se recusar a responder qualquer pergunta. Após anuência, seguiu-se com entrevista, focando, primeiramente, nos dados gerais do entrevistado, como diagnóstico médico e estilo de vida, e apresentando orientações básicas para resolução ou atenuação dos problemas. Em seguida, foi realizado o exame físico. Por fim, avaliou-se a família em múltiplos fatores, como configuração e sistema de valores, aplicou-se a escala APGAR familiar, a fim de identificar o grau de funcionalidade familiar, e avaliou-se a estrutura do domicílio quanto à acessibilidade e outros aspectos. Ao final da visita, as acadêmicas construíram um relatório, sintetizando os achados. A principal dificuldade encontrada foi a resistência do entrevistado em aceitar as orientações prestadas, alegando já possuir esse conhecimento, mas que se sentia mais confortável com os hábitos atuais. Conclusão: A experiência permitiu compreender a importância da visita domiciliar para melhor compreensão da dinâmica familiar e de peculiaridades dos sujeitos. Além disso, foi possível identificar a multiplicidade de demandas de cuidado em uma única família, indo além das intervenções clínicas.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIII Encontro de Experiências Estudantis
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