PET-SAÚDE E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: A TELEORIENTAÇÃO INTERPROFISSIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Autores/as

  • Jorge Luis Maia Morais
  • Luana Aparecida Jorge Campos de Moraes
  • Francisco de Lima Neto
  • Patricia Neyva da Costa Pinheiro

Resumen

A pandemia da doença causada pelo novo coronavírus(COVID-19) impôs a modificação das estratégias de promoção à saúde no contexto da Atenção Primária à Saúde no Brasil, tendo como exemplo a reestruturação das ações desenvolvidas pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde Interprofissionalidade), da Universidade Federal do Ceará (UFC). Isso resultou na implementação do acompanhamento remoto do desenvolvimento infantil de crianças de 0 a 12 meses, e suas respectivas famílias, vinculadas a uma Unidade de Atenção Primária à Saúde da Regional III, em Fortaleza-CE. Esse trabalho enseja descrever a teleorientação interprofissional como uma das estratégias que compuseram a ação remota. Para isso, utilizou-se o aplicativo Google Meet como recurso da teleorientação, a qual foi realizada no período de outubro/2020 - janeiro/2021, contando com a participação das crianças e seus familiares, bem como de alunos, tutores e preceptores do PET-Saúde, egressos das áreas: Psicologia, Enfermagem, Odontologia e Medicina. Essa atividade destacou-se por facultar a recapitulação das estratégias implementadas, colaborativamente com os usuários, para o enfrentamento dos problemas encontrados em cada caso, além de esclarecer eventuais dúvidas das famílias. Percebe-se que essa estratégia possibilitou o reasseguramento dos familiares, quanto a longitudinalidade da assistência, já que, no ato do desligamento do cuidado remoto, houve a indicação do profissional que serviria de referência na unidade de saúde, estreitando laços com a equipe e mitigando, assim, a sensação de abandono que possa ter sido aflorada durante o período pandêmico. Evidencia-se, portanto, que a teleorientação pode configurar-se como uma potente estratégia interprofissional quando fundamentada nos pressupostos da atuação colaborativa, na qual o trabalho em equipe se efetiva com uma constante comunicação interprofissional, que visa à promoção do cuidado centrado no usuário e em suas reais necessidades.

Publicado

2021-01-01

Número

Sección

XIII Encontro de Experiências Estudantis