PSICOLOGIA E DIVERSIDADE: A IMPORTÂNCIA DE DISCUSSÕES EM SEXUALIDADE E CLÍNICA LGBTQIA+ NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Autores/as

  • Rodrigo Lima Bandeira
  • Mayara Ruth Nishiyama Soares
  • Liana Rosa Elias

Resumen

A formação de profissionais da saúde vem se transformando nas últimas décadas. Uma dessas mudanças se baseia na busca de inserir efetivamente na educação de novos estudantes discussões relacionadas a temas como a sexualidade, gênero e inclusão da população LGBTQIA+. Com isso, vários movimentos estudantis vêm conquistando e lutando para conseguir cada vez mais essa inserção nas grades rígidas dos cursos de graduação. O trabalho em questão consiste em um relato de experiência acerca da utilização do grupo de estudos (GE) como ferramenta possível a esse processo. Foi organizado por bolsistas do PET - Psicologia do campus de Fortaleza da Universidade Federal do Ceará e ocorreu durante o ano de 2020. Objetiva-se descrever a experiência ocorrida com diversos alunos que participaram dos encontros grupais e a importância dos mesmos em suas formações. O grupo de estudos ocorre com frequência semanal e duração de 2h por encontro, e conta com leituras prévias da bibliografia básica e complementar recomendadas. Suas discussões se baseiam nos temas relatados anteriormente e de como essas questões atravessam a prática profissional, sua clínica e a ética. Como resultado, o GE atingiu um público médio de 40 pessoas no ano e obteve uma grande aprovação tanto dos participantes quanto dos organizadores, produzindo como decisão grupal a criação de novas turmas nos semestres consecutivos com o objetivo de difundir para mais estudantes o conhecimento ali compartilhado. Concluiu-se que a ferramenta funciona como apenas um de outros possíveis métodos que busquem promover esses diálogos. Destaca-se também a necessidade de estudos mais aprofundados e continuados acerca dos temas, reconhecendo-os como essenciais para noções de cuidado e saúde.

Publicado

2021-01-01

Número

Sección

XIII Encontro de Experiências Estudantis