USO DE PLATAFORMA DIGITAL PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores/as

  • Debora Clemente Paes
  • Jessilane de Oliveira Pereira
  • Jairo Marcio Moreira da Silva
  • Caroline Mary Gurgel Dias Florencio

Resumen

Introdução: A pandemia de Covid19 constitui um grande estímulo para o aumento do uso das mídias sociais e plataformas digitais possibilitando a criação de iniciativas pedagógicas criativas e inovadoras importantes para educação em saúde. Com o crescente aumento do uso da internet, é imprescindível que os profissionais e estudantes da área da saúde estejam engajados nas estratégias de educação em saúde através dessas ferramentas. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos da área da saúde na utilização de mídias sociais para realização de educação em saúde. Metodologia: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado entre setembro e dezembro de 2020, na plataforma Instagram. Resultados: As publicações tiveram abordagem teórica. Os materiais foram elaborados com base em artigos científicos e a partir disso houve a criação de posts, enquetes e postagens passíveis de compartilhamento dos seguintes temas e suas respectivas abordagens: Setembro amarelo (prevenção ao suicídio), Outubro Rosa (câncer de mama), Novembro Azul (câncer de próstata) e Dezembro vermelho (HIV/aids). A frequência das publicações foi semanal. Além desses temas alguns outros foram trabalhados, entre eles estavam diabetes, saúde bucal, saúde da população negra, violência doméstica e saúde da criança, entre outros temas que tangem a Atenção Primária à saúde. Atividades de educação em saúde com uso das mídias digitais devem ser utilizadas por estudantes e profissionais da saúde, uma vez que atuam diretamente nas orientações relacionadas ao cuidado em saúde, e as mídias proporcionam um vasto alcance e interação entre as partes. Conclusão: Esse trabalho contribuiu para o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores e o público mostrou-se bastante interessado com os temas que foram abordados no período relatado. O compartilhamento de conteúdos importantes como esses, ajudam a despertar a atenção do público acadêmico e da comunidade em geral.

Publicado

2021-01-01

Número

Sección

XIII Encontro de Experiências Estudantis