A EFICÁCIA DOS FLASHES VÍDEOS PARA A APRENDIZAGEM EM FARMACOLOGIA PARA A ODONTOLOGIA.
Resumo
Introdução: Os flashes vídeos são formatos de vídeos dinâmicos e de curta duração muito utilizados na internet. Dado ao seu caráter eminentemente didático, a sua utilização constitui-se em uma importante ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. Objetivo: Avaliar o uso dos flashes vídeos como atividade de revisão e memorização do conteúdo de Formas Farmacêuticas. Metodologia: Foram produzidos 10 flashes vídeos sobre o referido assunto como atividades de monitoria da disciplina de Farmacologia para a Odontologia-UFC. Dos 50 alunos matriculados, 33 assistiram aos vídeos, aos quais foi aplicado um questionário para a avaliação do grau de satisfação dos alunos para com a metodologia, sobre a eficácia dos flashes vídeos e consequente impacto na aprendizagem e desempenho das monitoras na condução da metodologia. Resultados: A maioria dos alunos considerou-se muito (88%) ou moderadamente (9%) satisfeitos com a metodologia. Ademais, a maior parte dos alunos (75%) referiu reconhecer esse formato de vídeo em outros cenários, contudo, no contexto de monitorias, todos consideraram o método muito (73%) e moderadamente (27%) inovador. Apesar de cerca de 21% dos alunos indicarem algumas limitações para o seu amplo uso[acesso insatisfatório à internet (3%), memória insuficiente de dispositivos (18%) e/ou outros (3%)], os alunos consideraram os flashes vídeos, muito eficientes (94%) para a aprendizagem por combinarem ambos os apelos visual e auditivo, em comparação a métodos que usam apenas um. Por fim, os entrevistados classificaram a atuação das monitoras como muito (85%) e moderadamente significativa (15%) em relação à criatividade e ao incentivo à adesão dos alunos à metodologia. Conclusão: A utilização inédita dos flashes vídeos por parte dos monitores de Farmacologia tornou a atividade bastante objetiva e dinâmica. A combinação de estratégias visuais e auditivas foi eficaz para o aprendizado dos alunos, com muito boa adesão por parte da turma. Apoio: PID-UFC.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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