ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA PANDEMIA NAS DISCIPLINAS DE INSTRUMENTAÇÃO, MEDIDAS E INSTALAÇÕES ELÉTRICAS E ELETROTÉCNICA.
Resumo
INTRODUÇÃO: Durante o ano de 2020, a pandemia afetou a vida de milhões de estudantes pelo país, dito isto, o modo tradicional de orientar as disciplinas de Instrumentação, Medidas e Instalações Elétricas e Eletrotécnica foi comprometido e teve de se adaptar ao modo de educação à distância. Devido a isso, foi necessário reformular o ensino de modo a não prejudicar nenhum aluno, utilizando ferramentas novas que a tecnologia permite (Classroom, Sigaa e Telegram) além de simuladores que até então não eram utilizados na disciplina (Multisim Live e Eletric Circuit Studio). OBJETIVOS: Analisar a influência da pandemia nos resultados alunos das disciplinas de Instrumentação, Medidas e Instalações Elétricas e Eletrotécnica comparando dados de reprovações e desistências de antes e depois da pandemia. METODOLOGIA: A análise do desempenho dos alunos nas disciplinas feita a partir dos diários de turma disponibilizados pelos professores envolvidos nas disciplinas. A partir destes dados, foram criados tabelas e gráficos, demonstrando a taxa de evasão da disciplina ao longo dos anos e então esses dados foram comparados com os do período de pandemia. RESULTADOS: Diante da metodologia apresentada, foi possível perceber que em comparação com o período normal de aulas, houve um aumento expressivo no número de supressões, indicando uma dificuldade dos alunos a se adequarem ao sistema de educação à distância. Além disso, não foi percebida nenhuma alteração significativa no número de reprovações no semestre de pandemia. CONCLUSÃO: Apesar do período conturbado, os professores demonstraram uma grande capacidade de adaptação, aplicando métodos de ensino e avaliação que afetavam o mínimo possível os alunos. Um aspecto importante a se notar é o número de reprovações na disciplina praticamente não teve alterações. Contudo, houve dificuldades por parte dos estudantes, indicadas pelo grande aumento das supressões durante o semestre em questão.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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