ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO DE UM WEBSITE EDUCACIONAL PARA O ENSINO DAS TEORIAS DA COGNIÇÃO
Resumo
A disciplina de Cognição e Tecnologias Digitais tem como objetivo fornecer ao aluno bases das principais teorias da cognição (Behaviorismo, Gestalt e Sociocultural), bem como a implementação dessas em Recursos Educativos Digitais (REDs) desenvolvidos pelos próprios alunos da disciplina ao final do semestre letivo. As teorias eram apresentadas na forma de narrativa de RPG (role-playing game). Nesta, os discentes são convidados a seguirem os passos de uma personagem através dos Reinos da Cognição e reescrever o livro “Cognosis”, descrevendo os principais conceitos de cada teoria. A narrativa, portanto, era desenvolvida em grupos, essencialmente presencial e com diversas dinâmicas em sala. Todavia, devido a pandemia mundial do Sars-CoV-2, fez-se necessário o desenvolvimento de novas metodologias, adequando a forma de imersão do discente à narrativa da disciplina. Para isso foi desenvolvido um website (https://ctd-smd.wixsite.com/cognosis) que tem como objetivo a condução dos discentes aos diversos Reinos da Cognição, bem como à introdução e desfecho do livro. O objetivo desse estudo foi desenvolver um site que possibilitasse aos alunos a vivência narrativa das atividades propostas antes da pandemia. Assim, os principais elementos do Design (cor, tipografia, hierarquia, equilíbrio, configuração), bem como Arquitetura da Informação e usabilidade de cada página foram planejados para que corroborassem com as características do Behaviorismo, Gestalt e Sociocultural. Também foi levado em consideração o contexto de cada teoria, assim como aspectos da psicologia das cores já consagrados na literatura. Conclui-se, portanto, que cada elemento inserido no site apoia os diversos aspectos de cada teoria da cognição abordada na disciplina, levando o discente a uma experiência imersiva à narrativa proposta. Agradecemos sinceramente o inestimável apoio dos professores e ao programa de bolsa de iniciação da docência da PROGRAD-UFC.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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