AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE DA AULA DE IMAGENS NA DISCIPLINA DE CLÍNICA DE DOENÇAS INFECCIOSAS PARA ALUNOS DO SÉTIMO SEMESTRE DA FACULDADE DE MEDICINA DA UFC
Resumo
As doenças Infecciosas continuam sendo importante problema de saúde pública no Brasil, apesar do declínio nas taxas de mortalidade. O ensino e a busca de novas estratégias de aprendizado são cruciais na formação dos profissionais médicos. O Objetivo desse trabalho é avaliar a efetividade da aula de imagens na disciplina de Clínica de Doenças Infecciosas para alunos do sétimo semestre da Faculdade de Medicina da UFC. Em agosto de 2020, 75 alunos responderam um formulário em forma de pré–teste, com 15 perguntas objetivas no formato de casos clínicos sobre 15 temas diferentes vistos durante a disciplina. Três dias depois foi disponibilizada uma aula gravada, onde foi feita a correção do pré–teste e a abordagem breve dos assuntos de cada questão. Em seguida, foi enviado pós- teste, contendo 15 perguntas objetivas diferentes, sobre os mesmos temas do pré–teste e ministrados na aula disponibilizada. A média de acertos no pré–teste foi de 9,5 questões, e no pós-teste de 13,4. As questões com maiores índices de erros no pré–teste foram as de leptospirose com apenas 9,3% de acertos (n=7) e infecções oportunistas no HIV, com apenas 26,6% de acertos (n=20). Após ser ministrada a aula, nenhuma das questões teve menos de 70% de acertos, porém, as questôes sobre leptospirose continuaram sendo as de maiores índices de erro mesmo após a aula, contabilizando 76% de acertos. As questões em que houve maiores índices de acertos tanto no pré-teste como no pós-teste foram as questões sobre Doenças Sexualmente transmissíveis (DST’s) e infecções de pele, como celulite e erisipela. Verificou-se melhora nos índices de acertos quando comparados resultados de pré e pós-teste, demonstrando os benefícios de uma avaliação prévia antes da avaliação final, que foi realizada após a aula. Além disso, pôde-se constatar os temas em que, mesmo após ministrada a aula, continuaram a pontuar altos índices de erros, urgindo a necessidade de aplicação de novas estratégias, além das que já são realizadas.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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