AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DE VÍDEO-AULA SOBRE A IDENTIFICAÇÃO BIOQUÍMICA DE BACTÉRIAS GRAM POSITIVAS NO APRENDIZADO DOS ALUNOS DE MICROBIOLOGIA BÁSICA E APLICADA
Resumo
Introdução: O emprego de recursos tecnológicos tornou-se fundamental para a continuidade do ensino diante do cenário atual. Uma das ferramentas utilizadas como estratégia de ensino são os vídeos, que podem atender as necessidades de aulas teóricas e práticas. Objetivos: O trabalho teve como objetivo avaliar a influência do vídeo no aprendizado dos estudantes e a percepção destes em relação ao conhecimento obtido. Metodologia: Foi produzido um vídeo sobre a identificação bioquímica de bactérias Gram positivas, contendo a fundamentação teórica de cada etapa, metodologia laboratorial e resultados esperados para a identificação do microrganismo Staphylococcus aureus, baseando-se nos protocolos estabelecidos pela ANVISA. O vídeo foi disponibilizado para os alunos da disciplina de Microbiologia Básica e Aplicada através da plataforma Google Classroom. Em seguida, foi aplicado um questionário que continha cinco perguntas referentes ao conteúdo teórico do vídeo, além de uma questão sobre a percepção da importância do material no processo de aprendizagem e outra relacionada ao nível de satisfação do aluno acerca de seu conhecimento após assistir ao vídeo. Este questionário foi respondido por 37 alunos, correspondente à 100% da turma. Resultados: Dos 37 participantes, 62,2% consideraram que a exibição dos vídeos como uma metodologia foi totalmente positiva no processo de aprendizagem. 62,2% consideraram seu nível de conhecimento bom após a exibição do vídeo, e 29,7% consideraram ótimo. A média de acertos nas questões teóricas foi de 92,98%. Conclusão: A exibição do vídeo mostrou-se uma importante estratégia de ensino já que influenciou positivamente no aprendizado dos alunos. Além disso, a maior parte dos alunos considerou a exibição do vídeo uma estratégia positiva e mostrou-se satisfeita com os conhecimentos adquiridos.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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