AVALIAÇÃO DE ATIVIDADE TEÓRICO-PRÁTICA DA DISCIPLINA DE SEMIOLOGIA: IMPACTOS DA PANDEMIA
Resumo
A pandemia pelo SARS-CoV2, em meio a suas repercussões no âmbito acadêmico, afetou o ensino da semiologia para os acadêmicos do 4º semestre da Universidade Federal do Ceará. Devido às restrições de aulas práticas no hospital, novas atividades precisaram ser propostas para a educação em semiologia. Uma delas baseou-se na revisão teórico-prática da disciplina em estações, ministrada pelos monitores do projeto de iniciação a docência. O presente estudo visa avaliar as impressões dos alunos do 4º semestre no período 2020.1 a respeito desta atividade, buscando elucidar a repercussão da redução das práticas na disciplina. Trata-se de estudo transversal que utilizou formulário virtual para coleta de dados com perguntas de múltipla escolha acerca do tema, sendo os resultados compilados em planilha do programa Excel para a apresentação neste estudo. Dentre os 79 alunos matriculados na disciplina, foram obtidas 33(41,7%) respostas válidas, tendo 25(75,7%) participado da atividade e 8(24,3%) não participado. O motivo principal da abstenção sendo o receio de exposição ao SARS-CoV2, representando 5 indivíduos(62,5%). Quanto à atividade, 21(84%) concordaram que a duração foi satisfatória, 20(80%) concordaram que foram capazes de assimilar os conteúdos, 25(100%) concordaram que os temas foram relevantes e 21(84%) concordaram que a metodologia utilizada foi importante para o aprendizado. Entretanto, na avaliação global, 9(36%) alunos gostariam que houvesse reestruturação na metodologia, e somente 4(16%) gostariam que a atividade tivesse sido realizada com pacientes no hospital. Dentre as respostas válidas, 24 (72,7%) julgaram a experiência no módulo satisfatória. Apesar do número limitado da amostragem, é possível perceber uma tendência à boa aceitação da atividade e do módulo de semiologia. Contudo, a pandemia se mostrou um obstáculo à realização das atividades presenciais, denotado no estudo por nível elevado de abstenção e uma baixa preferência por prática no hospital.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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