DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE MONITORIA EM FORMATO REMOTO
Resumo
INTRODUÇÃO: A monitoria é um modelo de ensino-aprendizagem que instiga o interesse pela docência, por meio da realização de atividades relacionadas ao ensino (SILVEIRA; OLIVEIRA, 2016). OBJETIVO: Relatar os desafios e as possibilidades na realização de atividades de monitoria em formato remoto. MÉTODO: Relato de experiência acerca da realização de atividades do Programa de Iniciação à Docência (PID) na disciplina de Semiologia do Departamento de Enfermagem (DENF-UFC) no ano de 2020. RESULTADOS: As ações de monitoria foram desenvolvidas na disciplina de Semiologia para os alunos do quinto semestre. Assim, foram desenvolvidos instrumentos para o ensino, como: slide desenvolvido no programa Microsoft Power Point 2010 sobre os conteúdos que seriam abordados nos encontros virtuais; jogos desenvolvidos no site Kahoot que objetivou avaliar quais eram as maiores dificuldades dos alunos; estudos dirigidos realizados após a discussão de cada conteúdo para servir como estratégia de fixação dos assuntos ministrados; e os vídeos das práticas que orientou os alunos sobre os procedimentos que deveriam ser realizados referentes a cada tema das aulas. CONCLUSÕES: Dessa forma, as monitorias em formato remoto tiveram alguns benefícios, como: ter uma maior quantidade de instrumentos de ensino que não teriam presencialmente e ser mais acessível aos alunos, visto que aqueles que não poderiam estar presente nos encontros virtuais conseguiriam ver a gravação em momento oportuno. Além disso, houveram desafios na realização das atividades, como a dificuldade em passar o conhecimento prático da disciplina de maneira eficaz e a impossibilidade na realização de momentos de treino prático com os alunos. Por fim, é perceptível a importância da realização das atividades do PID, principalmente nesse período de ensino das disciplinas de maneira remota, pois através dessas atividades os alunos tiveram mais apoio e acesso às metodologias de ensino que puderam apoia-los no processo de aprendizado.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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