DESENVOLVIMENTO DE APOSTILA DE CONTEÚDOS PARA O AUXÍLIO DA APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE MATERIAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL I
Resumo
A monitoria de Materiais da Construção Civil buscou proporcionar apoio acadêmico aos discentes, com estímulo à interação entre discentes e docentes, além de desenvolver nos monitores o senso de responsabilidade, cooperação, e autonomia de estudos. Dentre as atividades da equipe monitoria podemos destacar a que este resumo foca, a Missão de elaboração da apostila. Ela visou guiar os discentes de maneira objetiva e ordenada de acordo com a disciplina em um conteúdo abordado nos livros de maneira comumente dispersa. Essa missão ganhou uma importância ímpar diante dos desafios do ano de 2020 com a pandemia de Covid-19, em que se tornou essencial se adaptar ao ambiente inteiramente virtual. A produção da apostila iniciou nos dois meses de hiato antes das diretrizes da UFC (março e abril) para o ensino remoto, durante os quais a disciplina foi mantida através de ensino remoto com aulas ao vivo gravadas. Nesse período, o foco da Monitoria nessa atividade foi direcionado, e de maio até novembro a mesma foi trabalhada em paralelo às demais Missões. O processo criativo se iniciou com a leitura de materiais já utilizados em demais anos da disciplina, principalmente os volumes dos livros técnicos referência aos conteúdos, com posterior síntese. Revisadas pelos professores da disciplina, foi liberada aos alunos ainda no semestre em questão. Elas foram avaliadas em termos da percepção dos discentes da disciplina por meio de formulário (notas de 1 a 10, sendo 10 excelente e 1 péssimo), e o resultado geral foi considerado muito bom/excelente, onde 55% avaliaram com 10 pontos, 25% com 9 pontos, e 10% com 8 pontos. Como a disciplina é seguida por Materiais de Construção Civil II, espaços para melhoria podem ser explorados com os mesmos discentes. A equipe de monitoria se mostrou concisa ao longo do semestre, mesmo esse sendo tão atípico e desafiador, concluindo uma atividade que trouxe muitos benefícios tanto para os discentes quanto para os monitores.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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